Técnico de Informática de Gestão

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Perfil de Desempenho

Técnico de Informática de Gestão é o profissional qualificado que possui competências no âmbito da gestão das organizações, nomeadamente na construção de modelos de gestão de negócios/projectos, criando matrizes com recurso a aplicações informáticas para as micro, pequenas e médias empresas, com vista à eficácia de resultados. Está apto a apoiar a coordenação de departamentos de informática e a proceder ao desenvolvimento, instalação e utilização de aplicações informáticas em qualquer área funcional de uma organização/empresa.

 

Saídas Profissionais

  • Empresas Públicas
  • Empresas Privadas
  • Prestação de Serviços
  • Comércio
  • Contabilidade
  • Seguros
  • Bancos

 

Principais Atividades

  • Instalar, configurar e efectuar a manutenção de diferentes sistemas operativos e de software de aplicação;
  • Instalar, configurar, desenvolver e efectuar a manutenção de bases de dados;
  • Avaliar e participar na escolha de utilitários, assim como nas políticas de segurança em sistemas informáticos;
  • Desenvolver aplicações na área de gestão;
  • Avaliar e participar na escolha de ferramentas de gestão;
  • Analisar, testar e implementar ferramentas de gestão;
  • Parametrizar e adequar, a necessidades específicas, ferramentas de gestão existentes;
  • Analisar problemas e propor soluções adequadas aos meios existentes na empresa;
  • Desenvolver módulos que complementem as aplicações de gestão, à medida das necessidades da empresa;
  • Desenvolver, distribuir, instalar e efectuar a manutenção de aplicações informáticas, utilizando ambientes e linguagens de programação orientadas a objectos, procedimentais e visuais;
  • Desenvolver, instalar e manter servidores, páginas e sistemas de informação nas tecnologias Web;
  • Colaborar na gestão de meios humanos, materiais e financeiros;
  • Participar na execução da contabilidade geral da empresa;
  • Apoiar o processamento de salários;
  • Utilizar aplicações de facturação, stocks, contas correntes, imobilizadas, contabilidade e salários;
  • Participar na organização dos processos e procedimentos das obrigações fiscais;
  • Participar nos processos e procedimentos referentes aos diversos regimes de protecção social;
  • Apoiar o expediente e o arquivo;
  • Participar na elaboração de relatórios e mapas de gestão.

 

Plano de Estudos