Notícias

Search

Na esperança de estarmos a construir um futuro sustentável, inclusivo e transformador, o dia 3 de dezembro foi assinalado em todas as turmas do 1º ciclo, no 5ºA e no 6ºA da Escola Básica de Mira. Atendendo ao contexto pandémico, a atividade foi desenvolvida em cada uma das turmas pelas docentes de educação especial a exercer funções na Sala de Ensino Estruturado e no 1ºciclo de Mira e pela terapeuta da fala.

De forma a sensibilizar e promover o diálogo acerca do tema, foram visualizados alguns filmes, nomeadamente, “Ouriço cacheiro - Igualdade e Amor” e “Pode um cão de três patas mudar a vida do dono?”, um powerpoint e canções, que levaram à motivação, envolvimento, entusiasmo e participação ativa de todos. No decorrer da discussão, foram registadas palavras e expressões elucidativas do sentir de cada um e vivenciado no seu dia-a-dia.

Desde 1992 que a Organização das Nações Unidas (ONU) criou este Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, tendo como principal objetivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência, e a mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar, para que se crie um mundo mais inclusivo e equitativo para todos sem deixar ninguém para trás.

Evolução epidemiológica das Escolas do Agrupamento com base nos dados recolhidos junto da Autoridade de Saúde Local até às 12:00h do dia 02 de dezembro de 2020. 

Caro(a) Encarregado(a) de Educação,
Informamos que foram confirmados mais dois casos de COVID-19 no estabelecimento de educação/ensino que o seu educando frequenta, pelo que a turma B do 9.º ano de escolaridade (Escola Secundária/3 Dr.ª Maria Cândida) e o grupo da Educação Pré-Escolar da Escola Básica de Portomar ficarão a partir de hoje em isolamento profilático.
O SARS-CoV-2 é um vírus transmitido, essencialmente, pessoa para pessoa através de gotículas respiratórias de uma pessoa doente por COVID-19. Após esta exposição, os sintomas podem-se desenvolver até 14 dias desde o último contacto, sendo estes predominantemente de natureza respiratória, como tosse, dificuldade respiratória e febre (> 38ºC). Também, podem coexistir outros sintomas, como odinofagia (dor de garganta) e dores musculares generalizadas, perda do paladar ou do olfato, diarreia, dor no peito e dor de cabeça, entre outros. A pessoa doente pode também não apresentar sinais ou sintomas.
O nosso estabelecimento está, em articulação com a Autoridade de Saúde Local, a implementar as medidas de prevenção e controlo da transmissão de SARS-CoV-2.
Recomenda-se a todos os elementos da comunidade escolar, que se mantenham atentos ao surgimento de sintomas compatíveis com COVID-19. Se alguém da comunidade escolar ou do seu ambiente próximo desenvolver sintomas sugestivos de COVID-19 deve permanecer em casa e contactar os serviços de saúde por telefone (SNS 24 - 808 24 24 24) ou outras linhas específicas criadas para o efeito.
Queremos assegurar que a comunicação será mantida de forma fluída, não havendo de momento necessidade de adotar outros cuidados adicionais além da referida monitorização de sintomas.
Para mais informações, pode consultar o site da DGS da COVID-19 (www.covid19.min-saude.pt).
Com os melhores cumprimentos,
Fernando Cortez Rovira
 

Evolução epidemiológica das Escolas do Agrupamento com base nos dados recolhidos junto da Autoridade de Saúde Local até às 12:00h do dia 25 de novembro de 2020. 

Informa-se toda a comunidade educativa que por deliberação da Câmara Municipal de Mira, comunicada a este Agrupamento de Escolas, a Piscina Municipal se encontra encerrada desde quarta-feira, dia 12 de novembro, estando por esse motivo interditas as atividades letivas calendarizadas para esse espaço municipal até ordem em contrário da autarquia.

Mais se informa que as aulas previstas para aquele espaço foram transferidas para o pavilhão e para o estádio municipal ou para o campo exterior da escola.