Notícias

Search

No âmbito do Programa Escola Digital, os alunos a quem foi entregue um kit (computador portátil, auscultadores com microfone, uma mochila, um hotspot e um cartão SIM) devem consultar o guião em anexo, afim de configurar a ligação do computador ao router de acesso à internet wifi.

Encontra-se a decorrer, até às 13 horas do dia 22 de maio, a votação dos 200 desenhos selecionados pelo Júri do 3.ºConcurso de Ilustração, “SERES AQUÁTICOS”.

Para visualizar as ilustrações e colocar os seus votos, deve aceder ao PADLET AQUI e clicar nos corações  que estão por baixo das imagens.

Vote em todas as que gostar!

A ilustração com mais ♥ ganhará o Prémio do Voto Público!

No dia 12 de maio, das 15h às 18h, presencialmente, na Biblioteca da ES/3 Dr.ª Maria Cândida, terá lugar a Ação de Formação de Curta Duração “Brinquedo e Brincadeiras da Cultura Popular”, orientada por Alexander Lima.

A ação, destinada a professores, animadores de Bibliotecas Escolares e assistentes operacionais, terá um número limitado de presenças (20), podendo os interessados formalizar a sua inscrição AQUI, no CFAE Beira-mar (https://forms.gle/iNypSQjwq6GEeB7b6)

 Breves notas sobre a formação

A prática de um repertório de danças, cantos, ritmos, brinquedos e brincadeiras provenientes da Cultura Popular tem como função instruir, socializar, desinibir, propagar a cultura, perpetuar raízes e estimular a capacidade criativa e motora.

Uma simples brincadeira, por exemplo, permite o contacto com os hábitos e costumes de um povo, ao mesmo tempo que promove a importância do trabalho em grupo e o fortalecimento de laços.

No decurso do mês de maio, iremos celebrar no nosso Agrupamento o Mês da Leitura, incluindo nessa celebração o ato de ler e de ouvir ler, a escrita, as artes visuais e performativas, a ciência e o multimédia.

O folheto que agora se divulga contém as atividades em agenda!

Consulte a versão digital AQUI!

A Escola Básica de Mira, a EB1 da Lentisqueira, a EB1 de Portomar e os Jardins de Infância de Mira e a Escola de segundo Ciclo de Mira, hastearam na passada segunda-feira as Bandeiras Eco-Escolas, relativo ao ano de 2020-2021, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Terra e do Dia Internacional Eco-Escolas. Este ano foi assim; o que era usual acontecer em novembro passou quase para o final do ano letivo. Mesmo assim tomaram-se as devidas precauções motivadas pela questão da atual pandemia, pois é imperioso continuarmos a prática das nossas atividades quotidianas

 
O hastear da bandeira verde em cada uma das escolas representa o trabalho de projeto que envolve alunos, professores e pessoal não docente das Escolas, a Câmara Municipal, as Juntas de Freguesia e os Encarregados de Educação. Inclui uma grande diversidade de atividades como a criação/manutenção de hortas biológicas, jardins, atividades de recolha de lixo e limpeza e criação/manutenção de compostores orgânicos nas escolas. Ainda inclui sessões de esclarecimento que dizem respeito à motivação para implementação dos 7 R's da sustentabilidade - Repensar, Recusar, Reduzir, Recuperar, Reutilizar, Reciclar e Reintegrar, realizadas em grande parte dos grupos turma. Nas diferentes disciplinas existe sempre o cuidado de trabalhar as diferentes atividades (natal, Carnaval, Páscoa, …) com materiais reciclados ou reutilizáveis.
O Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa) e que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
O Agrupamento de Escolas de Mira tem uma grande história neste projeto e juntamente com o Município e os outros parceiros continuará a caminhar para tornar a sociedade Mirense cada vez mais sensíveis à educação para a sustentabilidade e ambiente, o que implica cuidar das pessoas e do ambiente local e global.