MISSÃO. VISÃO. VALORES
QUALIFICAR OS JOVENS . EDUCAR PARA A CIDADÂNIA DEMOCRÁTICA . PREPARAR PARA A MUDANÇA
Missão
O Agrupamento de Escolas de Mira, único agrupamento de escolas do concelho em que está implantado, tem por missão garantir a escolaridade a todas as crianças e jovens do seu território, dando corpo aos princípios que orientam, justificam e dão sentido ao Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Assim, o AEMira elege como propósitos fundamentais:
1. desenvolver nos alunos a cultura científica, saberes e valores para compreender, tomar decisões, intervir no mundo e construir uma sociedade mais justa;
2. promover a inclusão de todos os alunos, agregando a diversidade socioeconómica, cultural, cognitiva e motivacional, sendo garantia de equidade e democracia, promovendo o acesso e a participação em todos os contextos educativos, garantindo o acesso à aprendizagem e à participação através da gestão flexível do currículo;
3. contribuir para formar nos alunos a consciência de sustentabilidade capaz de os colocar do lado das soluções para manter o equilíbrio frágil e complexo ambiental do mundo;
4. equipar os alunos com competências teóricas e práticas que lhes permitam fazer face às mudanças, adaptar-se a novos contextos, desempenhar novas funções e atualizar conhecimentos ao longo da vida;
5. qualificar, educar e preparar os jovens para que possam estar munidos de todas as condições para fazerem as melhores escolhas para si e para a sociedade.
No desenvolvimento de sua missão, o AEMira integra toda a comunidade educativa e de diálogo com a comunidade envolvente, fonte de necessidades, de perguntas e de anseios e expectativas, mas também campo de ação, laboratório de experiências, fonte de recursos, de oportunidades, de realização e de recompensas.
Visão
O Agrupamento de Escolas de Mira visa ser reconhecido como Escola de excelência que assenta a formação dos seus alunos em três importantes vetores definidores do perfil do cidadão do nosso tempo: 1 - a qualificação individual; 2 - a educação para a cidadania democrática e 3 - a preparação para a adaptação ao mundo em rápida transformação.
1. Na vertente de qualificação individual, pretende-se que cada aluno seja um cidadão a) munido de múltiplas literacias que lhe permitam analisar e questionar criticamente e tomar decisões fundamentadas no seu dia a dia; b) que reconheça a importância do contributo das diversas áreas do saber, das Artes, das Humanidades, da Ciência e da Tecnologia; c) livre, autônomo, responsável e consciente de si próprio e do mundo que o rodeia; d) capaz de pensar crítico e autonomamente, criativo, com competência de trabalho colaborativo e com capacidade de comunicação.
2. Na vertente educação para a cidadania democrática, pretende-se que cada aluno seja um cidadão a) que conheça e respeite os princípios, os direitos, liberdades e garantias fundamentais da sociedade democrática; b) que valorizem o respeito pela dignidade humana, pelo exercício da cidadania plena, pela solidariedade para com os outros, pela diversidade cultural e pelo debate democrático; c) que rejeite todas as formas de discriminação e exclusão social.
3. Na vertente de preparação para a adaptação ao mundo em rápida transformação, pretende-se que cada aluno seja um cidadão capaz de lidar com a mudança e com a incerteza num mundo em constante movimento e apto a continuar a aprendizagem ao longo da vida, como factor decisivo do seu desenvolvimento pessoal e da sua intervenção social.
Valores
O Agrupamento de Escolas de Mira desenvolve o serviço educativo no quadro de desenvolvimento de valores, componente fundamental do desenvolvimento individual e social. Por isso, todas as crianças e todos os jovens são encorajados, nas atividades escolares, a desenvolver e a pôr em prática os valores por que se devem pautar a cultura da escola, a seguir enunciados.
1. Responsabilidade e integridade – Respeitar-se a si mesmo e aos outros; saber agir eticamente, consciente das obrigações de responder pelas próprias ações; ponderar as ações próprias e alheias em função do bem comum.
2. Excelência e exigência – Aspirar ao trabalho bem feito, ao rigor e à superação; ser perseverante perante as dificuldades; ter consciência de si e dos outros; ter sensibilidade e ser solidário para com os outros.
3. Curiosidade, reflexão e inovação – Querer aprender mais; desenvolver o pensamento reflexivo, crítico e criativo; procurando novas soluções e aplicações.
4. Cidadania e participação – Demonstrar respeito pela diversidade humana e cultural e agir de acordo com os princípios dos direitos humanos; negociar a solução de conflitos em prol da solidariedade e da sustentabilidade ecológica; ser interventivo, tomando a iniciativa e sendo empreendedor.
5. Liberdade – Manifestar a autonomia pessoal centrada nos direitos humanos, na democracia, na cidadania, na equidade, no respeito mútuo, na livre escolha e no bem comum.