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INOVAR para alunos e encarregados de educação
A plataforma INOVAR Consulta (disponibiliza informações da atividade escolar dos alunos)
O Inovar Consulta é um portal onde podem ser consultadas informações sobre a atividade escolar de cada aluno, utilizando qualquer tipo de dispositivo informático com ligação à Internet.
Algumas das informações e ações que estarão disponíveis nesta plataforma são:
- Horário do aluno
- Lista de manuais adotados
- Disciplinas a frequentar (currículo)
- Atividades previstas na agenda
- Faltas e registos de comportamento
- Notas resultantes da avaliação contínua e periódica (do ano corrente ou de anteriores)
- Avaliações intercalares
- Sínteses descritivas e as habilitações do aluno
- Consulta e inscrição em reuniões marcadas pelo diretor de turma
- Iniciar o processo de justificação de faltas
- Efetuar a pré-matrícula no ano seguinte
- Preenchimento de questionários online
Acesso para Alunos
- Login – número do processo do aluno (Consta do cartão do aluno. Em caso de dificuldade poderá solicitar ajuda ao DT)
- Senha – número do documento de identificação do aluno (cartão de cidadão ou outro – será o que constar do processo)
Acesso para Encarregados de Educação
- Login: Endereço de email do Encarregado de Educação
- Senha: A que o Encarregado de Educação recebeu no seu email
Caso tenha dificuldades no acesso poderá solicitar apoio através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. com os seguintes dados:
- Nome completo do(s) Educando(s) e NIF;
- Nome completo do Encarregado de Educação e NIF.
Depois, o Encarregado de Educação receberá uma senha no seu email.
Vídeo de apoio aos encarregados de educação – consulta https://www.youtube.com/watch?v=RrZG7QSVfw4
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A APP Moodle funciona em qualquer dispositivo móvel: smartphone, tablet ou iPad.
Com esta APP os alunos conseguem controlar mais facilmente a sua agenda escolar, consultar os conteúdos das suas disciplinas e entregar os trabalhos.
Porque não experimentar?
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Uma plataforma de videoconferência permite aos professores e alunos um contacto em tempo real, num ambiente controlado, onde o professor pode partilhar conteúdos das aulas ao vivo. Este contacto permite uma maior humanização das aulas, especialmente no contexto de afastamento social que agora passamos.
A utilização de uma plataforma de videoconferência no Plano de Ensino a Distância (E@D) do Agrupamento de Escolas de Mira (AEM) pretende ser um complemento às atividades assíncronas (que o aluno realiza autonomamente), sendo as sessões de curta duração (40 minutos).
O AEM realizou vários testes com as diferentes plataformas disponíveis, tendo optado pela plataforma ZOOM devido aos seguintes motivos:
- Os alunos não precisam de se registar numa plataforma. Assim, não precisando de um endereço de email, todos os alunos ao AEM podem participar;
- A nível de segurança, não fica atrás de nenhuma das outras plataformas, permitindo métodos de controlo que outras ainda não;
- A nível de qualidade de som e imagem teve melhor desempenho do que todas as outras que testámos;
- Esta plataforma é amplamente utilizada nas instituições de Ensino Superior, tendo os seus servidores alojados na FCCN (ZOOM-Colibri - o antigo Colibri): http://fccn.pt
- O Secretário de Estado da Educação utiliza a plataforma ZOOM para reunir com todos os Diretores das Escolas do país.
Tendo em conta o acima exposto, foi proposta a utilização da plataforma ZOOM como sistema de ensino síncrono a utilizar por todos os alunos do AEM.
Como meios para salvaguardar a segurança e os direitos de imagem de todos os intervenientes, adotámos as seguintes medidas:
- As sessões são criadas pelos professores, sendo eles Anfitriões das suas Reuniões (aulas), o que lhes permite controlar quem acede àquele “espaço”;
- Todas as sessões são protegidas por palavra passe;
- Foram dadas indicações aos professores para que mantivessem as câmaras dos alunos desligadas, estando apenas ligadas quando necessário, e que não realizassem a gravação das aulas;
- Foi dada formação de utilização da ZOOM a todos os professores que, regularmente, reunem para tirar dúvidas acerca da utilização do sistema.
As medidas acima permitem ao professor ter total controle sobre o que se passa naquele espaço, tal como se de uma sala de aula se tratasse.
É de referir que os casos que vieram a público resultam de reuniões criadas sem senha de acesso, sem sala de espera, e nas quais o professor não estava devidamente preparado na utilização da ferramenta. Foram os próprios alunos que enviaram o link de acesso a outros, que entraram sem validação da parte do professor, ou outros alunos conseguiram entrar em aulas que não tinham a senha ativada.
Esperamos, deste modo, ter clarificado as decisões e as medidas adotadas pelo AEM.
Ressalvamos que não se pretende que este sistema seja utilizado como único modo de os alunos acederem à escola, pois trata-se de uma plataforma que funciona como complemento a outros meios anotados no Plano de E@D do AEM, nomeadamente o Portal Moodle AEMira.
Para conhecer melhor as várias plataformas que o AEM utiliza, os encarregados de educação devem consultar o vídeo explicativo:
Os Encarregados de Educação devem, também, certificar-se que o seu educando assiste às aulas num espaço que não seja privado/íntimo, salvaguardando também a sua privacidade.
Todos os Encarregados de Educação receberam um pedido de autorização relativo à utilização do sistema acima citado.
Se, mesmo assim, não se sentirem confortáveis com a utilização do mesmo, devem sentir-se livres para não autorizar a sua utilização pelo(s) seu(s) educando(s).
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O Agrupamento de Escolas de Mira tem diversas plataformas. Fique a conhece-las visualizando o vídeo.
- Portal Inovar Consulta: Destinado a Encarregados de Educação (ver aos 56 segundos);
- Portal Moodle AEMira: Destinado a alunos e professores (ver aos 1m42s);
- Portal Moodle AEMira: Utilização de Tablet ou Smartphone (ver aos 4m07s);
- Portal Unicard (SIGE): De gestão do cartão de aluno (movimentos, refeições, etc) (ver aos 1m16s).