ECO-Escolas

Search

O Agrupamento de Escolas de Mira participa no programa Eco-Escolas, uma iniciativa de âmbito internacional que promove a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável nas escolas.

Este projeto envolve toda a comunidade educativa na adoção de práticas mais amigas do ambiente, através da realização de atividades ligadas a temas como a água, a energia, os resíduos, a biodiversidade e a sustentabilidade.

Ao longo do ano, são desenvolvidos projetos e campanhas que visam melhorar o ambiente escolar e local, com o objetivo de formar cidadãos mais conscientes, ativos e responsáveis. O reconhecimento deste trabalho é assinalado com atribuição da Bandeira Verde Eco-Escolas.

Com esta iniciativa, o Agrupamento de Escolas de Mira reforça o seu compromisso com uma escola mais sustentável e com a construção de um futuro melhor para todos.

No âmbito do Programa Eco-Escolas e do Clube de Ciência Viva, realizou-se a primeira ação dinamizada por Afonso Petronilho, mestrando da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
A formação, dirigida a professores do grupo 520, teve como tema a biologia floral e a ecologia da polinização. Os participantes exploraram a relação entre plantas e polinizadores, através de atividades práticas no laboratório e no campo.
O principal objetivo foi capacitar os docentes para trabalhar estes temas com os alunos, usando os recursos naturais que existem perto da escola.
Como resultado, será criado um levantamento dos recursos florais e polinizadores locais, bem como uma biblioteca de informação útil para futuras aulas e projetos.

Na Escola Secundária/3 Dr.ª Maria Cândida, acreditamos que cada pequeno gesto conta — e é com esse espírito que damos mais um passo importante no nosso caminho enquanto Eco-Escola.

Agora, todas as salas de aula e espaços comuns da nossa escola têm ecopontos, para que todos — alunos, professores e funcionários — possam separar corretamente os resíduos e contribuir para um ambiente mais limpo e sustentável. 

Instalámos também um Ponto Electrão, onde podes deixar equipamentos eléctricos e electrónicos que já não usas. É uma forma simples, mas poderosa, de evitar que acabem no sítio errado e ajudar a reciclar de forma responsável. 

Sabemos que educar para a sustentabilidade é mais do que ensinar: é dar o exemplo. E juntos, como comunidade, estamos a fazer exatamente isso. 

Vamos continuar a fazer a diferença, um passo de cada vez!

 

No dia 13 de março de 2025, os alunos das turmas C, D e F do 8.º ano do Agrupamento de Escolas de Mira participaram numa sessão sobre as “Zonas Húmidas da Gândara”, dinamizada por Afonso Petronilho, na Biblioteca Escolar.

Ao longo de 50 minutos, os alunos exploraram a importância ecológica destas zonas, refletindo sobre a biodiversidade local e os desafios ambientais que enfrentam.

A iniciativa promoveu a sensibilização ambiental e reforçou o papel da escola na educação para a sustentabilidade.

 

No âmbito do projeto Eco-Escolas da Escola Básica de Mira , estamos a organizar uma coleção de livros e jogos de tabuleiro para tornar os momentos de convívio ainda mais especiais! Queremos promover a alegria, a partilha e a interação entre os alunos , enriquecendo os espaços do polivalente (1.º CEB) e da sala de convívio (2.º CEB) .

Como pode ajudar?
Doe livros e jogos de tabuleiro que já não utiliza e contribui para criar momentos divertidos para outras crianças!

O que você pode fazer?
Jogos de tabuleiro, cartas e quebra-cabeças (em bom estado e com todas as peças)
Livros (exceto manuais escolares)

Pontos de entrega:
Biblioteca (2.º ciclo)
Assistentes operacionais e professores (1.º ciclo)

Todas as contribuições serão disponibilizadas aos alunos, proporcionando-lhes momentos de lazer e aprendizagem!

Juntos podemos espalhar tensão e espírito comunitário! 

Agradecemos desde já a sua generosidade!

Hoje celebramos mais um importante passo na educação ambiental das nossas crianças com o correr da Bandeira Verde Eco-Escolas no Jardim de Infância de Mira.
Este momento simbólico contorno com a presença do Diretor do Agrupamento de Escolas de Mira, Carlos Alves, do Presidente da Câmara Municipal de Mira, Artur Fresco, do Vereador da Educação, Bruno Alcaide, e do Presidente da Junta de Freguesia de Mira, Carlos Costa .
A atribuição da Bandeira Verde confirma o esforço de toda a comunidade educativa em prol da sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Durante a cerimónia, o Diretor Carlos Alves salientou que este símbolo representa não apenas uma conquista, mas um compromisso contínuo com a proteção do nosso planeta.
O Diretor felicitou especialmente as crianças, reconhecendo-as como o coração deste projeto, e agradeceu às educadas e aos assistentes pelo seu trabalho incansável em inspirar e orientar os mais pequenos nesta importante missão.
Parabéns a todos os envolvidos neste projeto e, em particular, às nossas crianças, que são a força motriz desta mudança positiva! Esta iniciativa demonstra que é possível fazer a diferença, promovendo a consciência ambiental e a responsabilidade desde a tenra idade.
 

Social

Siga-nos nas redes sociais.