Atividades PAA

Search

A saudação ao sol é uma sequência de posturas indissociável do ioga… Para a ensinar às crianças, lemos “O meu livro dos planetas” e mostrámos um mapa do nosso sistema solar. Depois, foi treinar e cantar a canção dos planetas…

Com a aproximação do dia de S. Valentim as sessões de ioga para crianças abordaram a amizade com a obra “O menino da lua e a menina do mar” de Kathy Silva. A história foi contada com fantoches, exploram-se posturas de ioga relacionadas com o tema e, no final, as crianças desenharam com pedrinhas da praia e da “lua”. Resultaram bonitos e coloridos trabalhos 3 D.

No âmbito da parceria estabelecida pelas Bibliotecas Escolares do AEMira com o Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) ao abrigo do projeto “Cientificamente Provável”, realizou-se no dia 30 de janeiro, Dia Escolar da Não Violência e da Paz, a exposição interativa "Refugiados".

No seu decurso, grupos constituídos aleatoriamente por alunos dos 9.ºA, 9.ºD, 10.ºB2, 11.ºB e 11.ºAI percorreram quatro espaços temáticos, onde ouviram os investigadores Sérgio Neto e Djime Dourado falar da onda de refugiados da Primeira Guerra Mundial, Sara Dias Trindade, coadjuvada por Alexandre Ornelas, abordar a problemática da Segunda Guerra Mundial, João Luís Fernandes, com o auxílio de João Tenente, referir os refugiados do Passado Recente e Dina Sebastião levantar os desafios colocados atualmente aos países de acolhimento.

Finda a ronda, Ana Isabel Ribeiro e António Rochette pediram aos alunos que escrevessem palavras que sintetizassem o que mais os marcara nesta interação, com as quais geraram uma nuvem digital.

Recorda-se que esta ação se insere na estratégia de Cidadania e Desenvolvimento do AEMira, no que conta com o apoio da sua coordenação.

No dia 27 de janeiro, os alunos de 3.º e 4.ºano da EB de Mira vieram à Biblioteca da sua escola ler em voz alta textos de Sophia de Mello Breyner Andresen.
Foram vinte e quatro as vozes fluidas e expressivas que emprestaram sonoridade aos poemas e excertos dos livros de Sophia!
Os elementos do júri do concurso, os professores Carla Antunes, Fernando Pleno e Rosário Figueiredo (bibliotecária), tiveram muita dificuldade em selecionar, entre tantas boas leituras, as vencedoras!
Os prémios acabaram por recair, do 1.º ao 5.ºlugar, em Maria Beatriz Santos (3.ºano), Tomás Correia (4.ºano), Santiago Ventura (4.ºano), Diana Alcaide (4.ºano) e Thiago Montangneri (4.ºano).
Estes cinco leitores foram premiados com lembranças da Delegação de Mira da Cruz Vermelha Portuguesa e os vinte e quatro participantes irão receber um diploma!
Foi uma bela ode aos 100 anos do nascimento da escritora!