Atividades PAA

Search

Na terça-feira, dia 3 de março, o Dr. João Mendes, da Cáritas Diocesana de Coimbra, esteve na Biblioteca Escolar da ES/3 Dr.ªMaria Cândida a falar do projeto MIND – Migrações, Interligação e Desenvolvimento, a doze turmas do ensino secundário e profissional.

Em três sessões muito participadas, os alunos dos 10.ºA, 10.ºAI1, 10.ºIG1, 10.ºB1, 10.ºB2, 11.ºA, 11.ºAI1, 11.ºIG1, 11.ºB, 12.ºA, 12.ºB1 e 12.ºTD3 através de imagens, vídeos e de um quizz online foram sensibilizados para uma visão positiva das migrações, com base em valores de humanidade, dignidade e respeito.

No final, e como corolário destas palestras, todos puderam visitar a exposição patente na Biblioteca e levar consigo um roteiro, para não se globalizar a indiferença, tal como preconiza a encíclica Laudato Si, do Papa Francisco.

No dia 9 de janeiro a EB do Seixo foi à CERCIMIRA, ao Centro de Bem Estar Infantil e ao Centro Social Paroquial do Seixo cantar as Janeiras. A atividade correu muito bem, sendo de salientar o convívio intergeracional e o respeito pelas diferenças.

 

 

Durante a semana de 10 a 14 de fevereiro, abordámos o tema da Amizade/ da partilha / da cooperação... e como é importante ter amigos! Desenvolvemos atividades de expressão plástica, ouvimos e contámos muitas histórias, aprendemos canções e conversámos muito sobre o que é a Amizade? Realizámos registos sobre as nossas partilhas de ideias e colocámos tudo num mural.

As atividades dos "Reis" - O dia de Reis, dia 6 de janeiro, coincidiu com o primeiro dia do segundo período, no entanto, conseguimos realizar as atividades previstas para assinalar o dia. Elaborámos as coroas, contámos a história sobre a chegada destes sábios para visitar o menino. Conversávamos e vimos imagens do vestuário daquele tempo. Aprendemos uma pequena canção dos "Reis". Foi feita uma dramatização e realizámos Jogos lúdicos e de imaginação...

O projeto “À La Carte”, uma iniciativa das Bibliotecas Escolares de Mira que vigora no nosso Agrupamento há onze anos, foi galardoado pelo Plano Nacional de Leitura com 3.500€, no âmbito do programa aLeR+2027, o qual apoia as escolas que desenvolvem de forma consolidada um ambiente integral de leitura, centrado na melhoria da compreensão leitora e no prazer de ler e escrever.

As Bibliotecas Escolares de Mira congratulam-se com o reconhecimento do seu labor, ganhando alento para alargar o À La Carte, inicialmente destinado às escolas situadas fora de Mira, a todos os alunos!

Seremos orgulhosamente um Agrupamento aLer+!

Social

Siga-nos nas redes sociais.