Autoavaliação CAF

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Enquadramento

No ano letivo anterior, iniciamos um novo ciclo no Agrupamento de Escolas de Mira, marcando o início de um caminho de reflexão e melhoria contínua com a criação da Equipa de Autoavaliação. Este ano, queremos ir mais longe e, com vista à obtenção da certificação CAF (Estrutura Comum de Avaliação), reorganizamos a nossa equipa, reforçando a sua missão de analisar o que fazemos bem, identificar áreas de melhoria e implementar estratégias para elevar os padrões de ensino do Agrupamento.
A adoção do modelo CAF oferece-nos uma abordagem estruturada e integrada, permitindo uma análise mais rigorosa das nossas práticas e a implementação de ações que promovam o progresso em todas as áreas. Paralelamente, estamos conscientes de que a comunicação interna e externa é determinante para o sucesso deste processo. Por isso, queremos continuar a fortalecer a ligação entre todos os intervenientes — alunos, professores, técnicos especializados, assistentes técnicos, técnicos especializados, assistentes operacionais, encarregados de educação e parceiros —, garantindo que todos tenham um papel ativo.
A Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC) destaca a autoavaliação como um instrumento essencial para refletir sobre a prática educativa e organizacional, identificando pontos fortes e áreas de melhoria, promovendo a participação ativa da comunidade escolar — alunos, professores, encarregados de educação, assistentes e parceiros —, aumentando o sucesso escolar e os resultados educativos através de estratégias fundamentadas em dados concretos e preparando o Agrupamento para avaliações externas, articulando este processo com os procedimentos realizados pela IGEC.
A última autoavaliação externa destacou a comunicação como uma das áreas que requer maior atenção. Reconhecemos que esta é uma dimensão crucial para o sucesso do nosso Agrupamento e estamos determinados em desenvolvê-la, sem descurar outros aspectos fundamentais, como os resultados escolares e o sucesso educativo dos nossos alunos.
Estamos confiantes de que, com a contribuição e o compromisso de todos, conseguiremos alcançar os objetivos que nos propomos e transformar este novo ciclo num marco de progresso e sucesso para o nosso Agrupamento.

Equipa de Autoavaliação
Carlos Alves - Diretor
Vitor Fernandes - Coordenador
Helena Bacalhau - Adjunta do Diretor
Cláudia Salgado - Adjunta do Diretor
Catarina Griné - Docente
Célia Fonseca - Docente
Cristina Carriço - Docente
Conceição Novo - Docente
Docente Hélder Jesus - Docente
Isabel Ribau - Docente
Ricardo Pinto - Docente
Euclides Griné - Docente Bibliotecário
Júlia Pacheco - Não Docente
Paula Alcaide - Não Docente
Matias Barreto - Representante alunos
Carla Claro - Representante Pais/EE
Tânia Petronilho - Representante Pais/EE
Bruno Alcaide - Parceiro/stakeholder

Modelo CAF
(Quadro Comum de Avaliação)

Constitui um ponto de partida para a Melhoria Contínua da organização escolar, proporcionando momentos de reflexão e de análise crítica e construtiva.
São objetivos deste modelo:
● Proporcionar uma reflexão sobre os processos como instituição educativa e sobre a melhoria da qualidade e do sucesso escolar;
● Verifique como a escola realiza o seu planejamento, o desenvolve, avalia e melhora no sentido de realizar com sucesso a sua missão;
● Atingir a melhoria do desempenho global da Organização.


A estrutura da CAF tem 9 critérios que identificam os principais aspectos a ter em conta numa análise organizacional. Cada classificação é composta por um conjunto de subcritérios. Os critérios 1 a 5 dizem respeito aos meios que determinam o que a organização faz e como realizar suas atividades para alcançar os resultados desejados.

 

Nos critérios 6 a 9, os resultados alcançados ao nível das pessoas, sociedade e desempenho-chave são avaliados através de medidas de percepção e indicadores internos. A aplicação da CAF permite obter um diagnóstico qualitativo e quantitativo do desempenho organizacional, bem como um plano de melhorias com as ações de melhoria prioritárias.

10 Passos da caminhada para a melhoria
Fase 1— Início da caminhada
1. Organizar e planejar a autoavaliação;
2. Divulgar o projeto de autoavaliação;


Fase 2— Processo de autoavaliação
3. Formar a Equipa de autoavaliação;
4. Organizar a formação;
5. Realizar a autoavaliação;
6. Elaborar um relatório com os resultados da autoavaliação;


Fase 3— Plano de melhoria
7. Elaborar plano de melhoria;
8. Divulgar o plano de melhoria;
9. Implementar o plano de melhorias;
10. Planeje a autoavaliação seguinte.

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