O Agrupamento de Escolas de Mira (AEMIRA) foi criado no ano letivo de 1998/1999(?), por decisão do Ministério da Educação, agregando vários estabelecimentos de ensino que abrangiam os níveis de ensino desde a educação pré-escolar até ao 2.º ciclo. Nos anos seguintes, foram realizadas reestruturações, e, no ano letivo de 2008/2009, a Tutela consolidou a atual organização da AEMIRA integrando as diversas unidades escolares com a Escola Secundária c/ 3.º ciclo Dr.ª Maria Cândida , que passou a ser a escola-sede do agrupamento.
Atualmente, a AEMIRA oferece os seguintes estabelecimentos de ensino:
- Escola Secundária c/ 3.º ciclo Dr.ª Maria Cândida – Integra o 3.º ciclo, ensino secundário e ensino profissional.
- Escola Básica de Mira – Integra o 1.º, 2.º ciclos.
- 3 Escolas Básicas que integram o 1º ciclo - Escola Básica de Lagoa, Escola Básica de Lentisqueira, Escola Básica de Seixo.
- 4 Escolas Básicas que integram a Educação Pré-escolar e 1º ciclo - Escola Básica de Carapelhos, Escola Básica de Casal de S. Tomé, Escola Básica de Portomar, Escola Básica de Praia de Mira,.
- 2 Jardim de Infância- Jardim de Infância de Lentisqueira, Jardim de Infância de Mira
O Agrupamento de Escolas de Mira tem como missão proporcionar um ensino de qualidade, promovendo a inclusão, o sucesso educativo e o desenvolvimento integral dos seus alunos, sempre em estreita colaboração com a comunidade escolar e local.
Escola Secundária c/ 3.º ciclo Dr.ª Maria Cândida
Patrono
Numa casa particular apetrechada com algumas carteiras, um quadro preto e dois professores despontou o grande sonho da Drª Maria Cândida Paquim Alfarelos: possibilitar que as crianças de Mira, independentemente do estrato social, acedessem à escolaridade para além do que então era obrigatório – a instrução primária.
Com efeito, muitas crianças que, de outro modo, ficariam limitadas à instrução primária e a ingressarem de imediato no mercado de trabalho usufruíram desta oportunidade e algumas vieram mesmo a obter graus acadêmicos superiores.
A morte prematura da Drª Maria Cândida não permitiu que visse concretizado o seu grande sonho – a conclusão do edifício do colégio que veio a ter o seu nome.
Com as alterações decorrentes de 5 de Abril de e da oficialização de grande número de colégios particulares, este estabelecimento deu origem à atual escola secundária.
Por tudo o que foi dito, é de inteira justiça a proposta do conselho executivo da Escola Secundária com o Ciclo do Ensino Básico de Mira, que obteve a concordância da Câmara Municipal, no sentido da atribuição do nome Drª Maria Cândida àquele estabelecimento de ensino.
A evolução da população escolar tem acompanhado a tendência apresentada nos gráficos abaixo:
Fonte: site da DGEEC ( https://www.dgeec.mec.pt/ ), onde é possível realizar outros tipos de pesquisa na opção "Educação em Números" .
Também estão disponíveis outros indicadores relativos ao Agrupamento de Escolas da Lousã no site Infoescolas ( https://infoescolas.medu.pt/ ).