No dia 3 de dezembro de 2025, os docentes de Educação Especial em articulação com os docentes da Escola Básica de Mira, Escola Básica do Casal de S. Tomé e Escola Básica dos Carapelhos, assinalaram o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Esta data visa promover a reflexão sobre a inclusão, a acessibilidade e a igualdade de oportunidades. Todos nós, como membros de uma comunidade verdadeiramente inclusiva, devemos reafirmar o compromisso de continuar a remover barreiras, físicas e sociais, para que todos os cidadãos possam viver com dignidade, autonomia e participação plena.
Durante a semana que antecedeu este dia, as turmas assistiram a várias curtas metragens alusivas ao tema e refletiram sobre as mesmas através da exploração de um guião. Posteriormente, elencaram algumas palavras alusivas ao tema para serem gravadas/escritas em feltro. No dia 3, alunos de diferentes turmas, distribuídos em pequenos grupos, envolveram-se ativamente na sensibilização para a diferença, distribuindo pequenas lembranças alusivas ao tema a todos os alunos e adultos da escola. Este gesto simbólico tornou-se uma poderosa ferramenta de consciencialização, aproximando os alunos dos seus pares. Ao assumirem este papel, mostraram-se verdadeiros agentes de mudança, promovendo empatia, respeito e inclusão através de ações simples, mas repletas de significado. Cada aluno fez o registo de uma palavra, expressão e/ou desenho alusivos ao tema, num papel de cenário elaborado para o efeito.
O balanço da atividade foi extremamente positivo. Ficou reforçada a mensagem de que “Inclusão não é sobre abolir as diferenças é sobre aceitá-las, valorizá-las e, sobretudo, respeitá-las.”
Incluir é Aceitar a Diferença: Uma Comunidade que Valoriza Todos
- Detalhes







