Eco-Escolas

Search

 
Os nossos alunos participaram numa atividade muito especial, integrada no Domínio de Autonomia Curricular (DAC) e em parceria com o programa Eco-Escolas, dedicada à biodiversidade do litoral.
A praia foi o cenário ideal para explorar, observar e aprender sobre as espécies que fazem parte do ecossistema dunar. Com o apoio dos professores, os alunos puderam identificar plantas, perceber o papel que desempenham na preservação das dunas e refletir sobre a importância de proteger este património natural tão valioso.
Foi um momento de aprendizagem diferente, onde se cruzaram conhecimentos de várias disciplinas — e onde se reforçou o compromisso com a sustentabilidade e a educação ambiental.
Porque aprender também é sair da sala e olhar o mundo com outros olhos.
No âmbito do Programa Eco-Escolas e do Clube de Ciência Viva, realizou-se a primeira ação dinamizada por Afonso Petronilho, mestrando da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
A formação, dirigida a professores do grupo 520, teve como tema a biologia floral e a ecologia da polinização. Os participantes exploraram a relação entre plantas e polinizadores, através de atividades práticas no laboratório e no campo.
O principal objetivo foi capacitar os docentes para trabalhar estes temas com os alunos, usando os recursos naturais que existem perto da escola.
Como resultado, será criado um levantamento dos recursos florais e polinizadores locais, bem como uma biblioteca de informação útil para futuras aulas e projetos.

Na Escola Secundária/3 Dr.ª Maria Cândida, acreditamos que cada pequeno gesto conta — e é com esse espírito que damos mais um passo importante no nosso caminho enquanto Eco-Escola.

Agora, todas as salas de aula e espaços comuns da nossa escola têm ecopontos, para que todos — alunos, professores e funcionários — possam separar corretamente os resíduos e contribuir para um ambiente mais limpo e sustentável. 

Instalámos também um Ponto Electrão, onde podes deixar equipamentos eléctricos e electrónicos que já não usas. É uma forma simples, mas poderosa, de evitar que acabem no sítio errado e ajudar a reciclar de forma responsável. 

Sabemos que educar para a sustentabilidade é mais do que ensinar: é dar o exemplo. E juntos, como comunidade, estamos a fazer exatamente isso. 

Vamos continuar a fazer a diferença, um passo de cada vez!

 

No dia 13 de março de 2025, os alunos das turmas C, D e F do 8.º ano do Agrupamento de Escolas de Mira participaram numa sessão sobre as “Zonas Húmidas da Gândara”, dinamizada por Afonso Petronilho, na Biblioteca Escolar.

Ao longo de 50 minutos, os alunos exploraram a importância ecológica destas zonas, refletindo sobre a biodiversidade local e os desafios ambientais que enfrentam.

A iniciativa promoveu a sensibilização ambiental e reforçou o papel da escola na educação para a sustentabilidade.

 

No âmbito do projeto Eco-Escolas da Escola Básica de Mira , estamos a organizar uma coleção de livros e jogos de tabuleiro para tornar os momentos de convívio ainda mais especiais! Queremos promover a alegria, a partilha e a interação entre os alunos , enriquecendo os espaços do polivalente (1.º CEB) e da sala de convívio (2.º CEB) .

Como pode ajudar?
Doe livros e jogos de tabuleiro que já não utiliza e contribui para criar momentos divertidos para outras crianças!

O que você pode fazer?
Jogos de tabuleiro, cartas e quebra-cabeças (em bom estado e com todas as peças)
Livros (exceto manuais escolares)

Pontos de entrega:
Biblioteca (2.º ciclo)
Assistentes operacionais e professores (1.º ciclo)

Todas as contribuições serão disponibilizadas aos alunos, proporcionando-lhes momentos de lazer e aprendizagem!

Juntos podemos espalhar tensão e espírito comunitário! 

Agradecemos desde já a sua generosidade!