- Detalhes
No âmbito do Programa Eco-Escolas, o Agrupamento de Escolas de Mira partilha com toda a comunidade educativa o Eco-Código 2025 – um conjunto de princípios e compromissos que orientam as nossas práticas ambientais e refletem o empenho coletivo por um futuro mais sustentável.
Este Eco-Código foi elaborado com a participação ativa de alunos, docentes e outros membros da comunidade, espelhando o nosso compromisso com:
A redução do desperdício
A utilização responsável da água
A poupança de energia
A preservação da biodiversidade
A prevenção da poluição e o combate ao lixo
A promoção da mobilidade sustentável
A adoção de comportamentos amigos do ambiente
Este conjunto de orientações está afixado nas escolas do Agrupamento e pode ser consultado também na página oficial. Representa o nosso guia para uma convivência mais consciente com o planeta.
Educar para a sustentabilidade é preparar o futuro. Contamos com todos!
- Detalhes
Os nossos alunos participaram numa atividade muito especial, integrada no Domínio de Autonomia Curricular (DAC) e em parceria com o programa Eco-Escolas, dedicada à biodiversidade do litoral.- Detalhes
No âmbito do Programa Eco-Escolas e do Clube de Ciência Viva, realizou-se a primeira ação dinamizada por Afonso Petronilho, mestrando da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.- Detalhes
Na Escola Secundária/3 Dr.ª Maria Cândida, acreditamos que cada pequeno gesto conta — e é com esse espírito que damos mais um passo importante no nosso caminho enquanto Eco-Escola.
Agora, todas as salas de aula e espaços comuns da nossa escola têm ecopontos, para que todos — alunos, professores e funcionários — possam separar corretamente os resíduos e contribuir para um ambiente mais limpo e sustentável.
Instalámos também um Ponto Electrão, onde podes deixar equipamentos eléctricos e electrónicos que já não usas. É uma forma simples, mas poderosa, de evitar que acabem no sítio errado e ajudar a reciclar de forma responsável.
Sabemos que educar para a sustentabilidade é mais do que ensinar: é dar o exemplo. E juntos, como comunidade, estamos a fazer exatamente isso.
Vamos continuar a fazer a diferença, um passo de cada vez!
- Detalhes
No dia 13 de março de 2025, os alunos das turmas C, D e F do 8.º ano do Agrupamento de Escolas de Mira participaram numa sessão sobre as “Zonas Húmidas da Gândara”, dinamizada por Afonso Petronilho, na Biblioteca Escolar.
Ao longo de 50 minutos, os alunos exploraram a importância ecológica destas zonas, refletindo sobre a biodiversidade local e os desafios ambientais que enfrentam.
A iniciativa promoveu a sensibilização ambiental e reforçou o papel da escola na educação para a sustentabilidade.







