
𝟯𝟭𝟯.𝟮 𝗣𝗿𝗲𝘃𝗲𝗻çã𝗼 𝗱𝗼 𝘀𝘂𝗶𝗰í𝗱𝗶𝗼 𝗲𝗺 𝗺𝗲𝗶𝗼 𝗲𝘀𝗰𝗼𝗹𝗮𝗿
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Os adolescentes são considerados população de risco para o suicídio (DGS, 2013).
O estigma da doença mental é uma barreira no acesso aos cuidados de saúde mental, inibindo a perceção de necessidade de ajuda e dificultando o reconhecimento de pessoas em risco. Apenas uma minoria dos adolescentes com necessidades de cuidados de saúde mental recebe tratamento.
No Plano nacional de saúde escolar (DGS, 2015), a saúde mental é considerada uma área de intervenção prioritária e a escola é entendida como centro promotor de saúde mental.
A evidência mostra que as intervenções preventivas mais eficazes são as que envolvem toda a comunidade educativa - agentes educativos, pais e encarregados de educação, profissionais de saúde e alunos.
Desse modo, preconizam-se campanhas de prevenção nas escolas através do combate ao estigma em saúde mental, identificação de fatores de risco e protetores da depressão, ideação suicida, comportamentos autolesivos sem intenção suicida e atos suicidas (DGS, 2013).
Os docentes são amplamente reconhecidos como influenciadores das aprendizagens das crianças e adolescentes, em domínios que vão para além da aprendizagem académica (Carvalho et al., 2019). Na escola, são quem passa mais horas junto dos adolescentes, modelando-os a cada momento, pelo que, é essencial que reúnam ferramentas que melhor se adequam à promoção da saúde mental da comunidade educativa. Desempenham, ainda, um papel fundamental na saúde mental dos seus alunos, assim como, na identificação precoce de sinais de sofrimento mental e na intervenção, através da prestação de ajuda ou encaminhamento dos alunos para a rede de suporte adequado (Maclean & Law, 2022).