Notícias

Search

7º Concurso de Ilustração MUNDOS IMAGINÁRIOS 
Como será o mundo no futuro? Como coexistirão progresso e respeito pelo planeta? Que caminhos nos levarão a um equilíbrio sustentável?
O 7.º Concurso de Ilustração – "MUNDOS IMAGINÁRIOS" convida os alunos do pré-escolar e dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do AE Mira a dar asas à imaginação e a partilhar a sua visão do futuro através da arte.
COMO PARTICIPAR? 
Até ao dia 21 de março de 2025, basta desenhar, numa folha A4, um universo fictício, uma realidade alternativa ou uma reflexão crítica sobre o nosso destino coletivo. Os trabalhos devem ser entregues aos Educadores e Professores ou colocados nas caixas disponíveis na papelaria da EB2 de Mira e no PBX da ES/3.
PRÉMIOS E REGULAMENTO 
Serão atribuídos 16 prémios – 12 pelo júri e 4 por voto público – e todos os concorrentes receberão um diploma de participação!
O regulamento do concurso vai estar disponível nos jardins de infância, nas escolas do 1.ºceb e nas papelarias das EB2 e ES/3.
O formato digital pode ser descarregado  https://drive.google.com/.../1jURsmvB6.../view...
APOIOS
O 7.º Concurso de Ilustração conta com o apoio dos mecenas Jornal Voz de Mira, Kalandraka Editora, Porto Editora, Artilag, Sebenta – Papelaria & Bazar, Agrupamento de Escolas de Mira e Câmara Municipal de Mira.
O Plano Nacional das Artes do Agrupamento de Escolas de Mira, entidade organizadora, fica a aguardar ansiosamente os vossos desenhos!
Concorram! Mostrem-nos o futuro através dos vossos olhos!
 
Decorreu no Atrium de Mira, uma sessão subordinado ao tema: “Segurança em Sociedade”, para alunos do secundário do Agrupamento de Escolas de Mira, dos dias 10 a 13 de fevereiro.
Estas sessões foram dinamizadas pelos agentes da escola segura (Cabo Chefe Fernando Geria, Cabo João Luís Maia, Guarda Principal Eliana Pereira E Cabo Joaquim Bizarro), com a colaboração da CPCJ de Mira e esteve aberta aos alunos da secundária. Foi uma oportunidade para se refletir acerca dos conceitos de liberdade, de saber viver de modo saudável e em segurança em sociedade, bem como outras temáticas de reflexão. A acompanhar os nossos alunos estiveram também presentes alguns dos professores aos quais agradecemos a sua presença e participação. Foi sem dúvida um espaço em que os alunos tiveram a oportunidade de refletir e dar a sua opinião.
A CPCJ de Mira e o Agrupamento de Escolas de Mira agradecem à Escola Segura, na pessoa dos seus Agentes, a tão prestimosa colaboração prestada. Agradecemos ainda à Câmara Municipal
de Mira, a cedência do espaço.

Decorreu no Atrium de Mira, uma sessão subordinada ao tema: “Segurança em Sociedade”, para alunos do secundário do Agrupamento de Escolas de Mira, dos dias 10 a 13 de fevereiro. Estas sessões foram dinamizadas pelos agentes da escola segura (Cabo Chefe Fernando Geria, Cabo João Luís Maia, Guarda Principal Eliana Pereira e Cabo Joaquim Bizarro), com a colaboração da CPCJ de Mira e foram abertas aos alunos do secundário. Foi uma oportunidade para refletir sobre os conceitos de liberdade, de saber viver de modo saudável e em segurança em sociedade, bem como outras temáticas de reflexão. A acompanhar os nossos alunos também apresentou alguns dos professores aos quais agradecemos a sua presença e participação. Foi sem dúvida um espaço em que os alunos tiveram a oportunidade de refletir e dar a sua opinião.A CPCJ de Mira e o Agrupamento de Escolas de Mira agradecem à Escola Segura, na pessoa dos seus Agentes, a tão prestimosa colaboração prestada. Agradecemos ainda à Câmara Municipal de Mira, pela cessão do espaço.

O SID SUMMIT 2025, evento que assinala o Dia da Internet Mais Segura 2025, realizou-se no dia 11 de Fevereiro no Centro de Congressos de Aveiro.

Os Líderes digitais do Agrupamento de Escolas de Mira estiveram presentes no seminário “Aprender a ser Digital”, onde as apresentações, os vídeos e os painéis foram dinamizados por líderes para líderes.


Foi uma tarde enriquecedora, onde se debateram temáticas muito importantes e onde se refletiu sobre a “Educação para a Cidadania Digital”. Os líderes digitais do AEMira vieram certamente mais inspirados e com vontade de dar voz a estas temáticas.

O Dia da Internet Mais Segura comemorou-se no dia 11 de Fevereiro, com o tema central focado na Cidadania Digital. Para comemorar esta data, os alunos Líderes Digitais do AEMira, Camila Ferreiro, Gabriel Batista e João Silva estiveram ontem, dia 12, presentes na escola básica do agrupamento para dinamizar sessões com as turmas do 5ºB e 5ºD sobre os temas “Não à Violência Online – escolhas conscientes” e “Bem-estar Online”. Os mais pequeninos participaram ativamente colocando questões e dando opiniões, proporcionando um debate saudável e bastante importante sobre estas temáticas. No final foi ainda realizada uma atividade tendo por base os cartazes da Seguranet onde os grupos puderam dar a sua opinião relativamente à questão colocada e refletiram sobre as consequências de determinados atos online. Foi com certeza uma sessão enriquecedora para ambas as partes. Parabéns aos líderes pela excelente dinamização da sessão e às turmas pelas suas intervenções e partilhas.