- Detalhes
No dia 27 de maio, o Agrupamento de Escolas de Mira realizou a atividade “Salto para a Secundária”, um momento muito especial dedicado às turmas do 6.º ano da Escola Básica, que no próximo ano letivo iniciarão uma nova etapa como alunos do 7.º ano.Ao longo da tarde, os alunos tiveram oportunidade de descobrir vários espaços e áreas da Escola Secundária através de um roteiro cheio de desafios, experiências e muita animação. Passaram pelas áreas de Línguas, História, Geografia, Biologia e Geologia, Laboratório de Físico-Química, Matemática e Informática, terminando ainda com atividades de expressão corporal e movimento com a claque das Escolíadas.
Foi um dia cheio de emoções, curiosidade, aprendizagens e muitos sorrisos. Entre experiências, jogos, descobertas e contacto com novos espaços e professores, os alunos puderam começar a sentir-se parte da sua futura escola.
Foi com enorme prazer que recebemos estes futuros alunos do ensino secundário básico e estamos muito ansiosos por os acolher no próximo ano letivo. Temos a certeza de que esta nova etapa será vivida com entusiasmo, amizade e muitas conquistas!
Até setembro!
- Detalhes
No dia 27 de maio, a Escola Básica de Mira viveu um momento especial de cidadania e solidariedade com a realização da iniciativa “Banca Solidária”, promovida pela turma do 5.º C no âmbito da disciplina de Cidadania.Durante os intervalos, os alunos dinamizaram várias bancas com sumos naturais, doces, salgados e criativas caixas surpresa, preparados e decorados pelos próprios com grande empenho e dedicação. A comunidade escolar aderiu de forma entusiasta, criando um ambiente de alegria, partilha e espírito solidário.
O valor angariado será destinado à compra de alimentos e produtos para o Abrigo de Carinho, contribuindo para o bem-estar dos animais acolhidos. Uma iniciativa inspiradora que promove valores de cidadania ativa, responsabilidade e participação.
- Detalhes
No passado dia 25 de maio, os alunos do 6.º C da EB2 de Mira participaram numa sessão de Suporte Básico de Vida dinamizada pelo Sr. Luís Carlos e pelo Sr. Rafael Seiça, dos Bombeiros Voluntários de Mira.Ao longo da atividade, os alunos aprenderam procedimentos essenciais de atuação em situações de emergência, desde a técnica VOS à Posição Lateral de Segurança e às manobras de reanimação cardiorrespiratória, aplicando depois esses conhecimentos em exercícios práticos com manequins de SBV.
Foi uma experiência muito enriquecedora, que promoveu a responsabilidade, a cidadania ativa e o desenvolvimento de competências fundamentais para a vida, preparando os nossos alunos para agir de forma consciente e solidária perante situações de emergência.
- Detalhes
No dia 20 de maio, os alunos do Agrupamento de Escolas de Mira participaram no Torneio de Xadrez, realizado na Escola Básica n.º 1 da Lousã.Os nossos alunos voltaram a destacar-se pelos excelentes resultados alcançados, demonstrando concentração, estratégia, espírito desportivo e trabalho de equipa.
Destacamos o 1.º lugar de Gabriel Vasconcelos, os 2.ºs lugares de Gabriel Teshirogi e Gui Ribeiro, e o 3.º lugar de Mariana Roque, além de mais cinco alunos medalhados nos diferentes escalões.
O Clube de Xadrez continua a afirmar-se como um espaço de aprendizagem, partilha e crescimento, onde pensar em conjunto também é vencer.
- Detalhes
EB de Portomar | Quando a criatividade dá vida à escola
No âmbito do projeto Eco-escolas, pusemos mãos à obra e embelezámos os espaços exteriores da nossa escolinha. O mote foi dado pela grande artista Vera Gabriel e depois foi só deixar dar asas à imaginação daqueles pequenos grandes artistas que tão bem sabem dar vida à escola.
Foram dois dias de grande animação e criatividade que resultaram num trabalho maravilhoso.
Aproveitámos também o bom tempo para plantar diversas espécies de plantas (polinizadoras, suculentas, aromáticas, alguns legumes...) em vários espaços exteriores do estabelecimento. Para isso, reutilizámos garrafões que ganharam uma nova vida em formas de animais.
Já dizia o poeta «Somos do tamanho dos nossos sonhos».
E o que importa é que nunca deixemos de sonhar!







