Notícias

Search

No passado dia 21 de março, alunos do Agrupamento de Escolas de Mira participaram nas Olimpíadas da Física, realizadas na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
A atividade constituiu uma oportunidade enriquecedora de contacto com o conhecimento científico, promovendo o pensamento crítico, a curiosidade e o gosto pela Física.
Destaca-se o empenho, o entusiasmo e o excelente comportamento demonstrados pelos alunos.
Parabéns aos alunos e professores envolvidos!
No âmbito das atividades de educação ambiental, os alunos participaram na iniciativa “Vale a pena VerDeNovo”, dinamizada no espaço exterior da escola.
A atividade envolveu a plantação de duas laranjeiras e de diversas ervas aromáticas, promovendo o contacto direto com a natureza e o reaproveitamento de materiais. Ao longo da ação, os alunos participaram de forma ativa, desenvolvendo atitudes de responsabilidade ambiental e espírito de colaboração.
No 1.º ciclo, aprender também é experimentar, testar e descobrir.
Com a robótica educativa, os alunos pensam, arriscam, erram e voltam a tentar — e é nesse processo que realmente aprendem.
Entre desafios e pequenas conquistas, desenvolvem o pensamento lógico, a criatividade e a capacidade de resolver problemas, quase sem dar por isso.
É assim, passo a passo, que se constrói o futuro.
 
Nos dias 21 e 22 de março, em Elvas, a aluna Mafalda Tribuna representou o Agrupamento de Escolas de Mira no Mega Sprint Nacional.
No Mega Lançamento do Vortex, alcançou a excelente marca de 46,08 metros, conquistando o 1.º lugar e o título de Campeã Nacional. Este resultado surge após o seu destaque na fase distrital, em Tábua, confirmando um percurso de esforço, dedicação e superação.
Um orgulho para toda a comunidade educativa e um exemplo do valor do desporto na formação dos nossos alunos.
 Na passada terça-feira, as turmas do 6.º ano da Escola Básica de Mira saíram da sala de aula para aprender com a natureza, numa visita ao RAIZ – Instituto de Investigação da Floresta e Papel.
Entre conhecimento, descoberta e movimento, os nossos alunos ouviram, observaram, desenharam, caminharam e colaboraram. Testaram saberes, exploraram a floresta e viveram um dia diferente, daqueles que ficam na memória e ajudam a crescer.
Num tempo em que é tão importante parar, respirar e (re)ligar à natureza, esta experiência reforçou também a importância de estilos de vida mais ativos e conscientes. Veja mais informações e fotografias aqui: https://www.facebook.com/share/v/1DEoNtDFNc/