Notícias

Search

No dia 27 de abril, no âmbito de Cidadania e Desenvolvimento (domínio da Saúde), as turmas do 11.º ano participaram numa sessão de sensibilização dedicada aos desafios da Saúde Mental na Adolescência.
A sessão foi dinamizada pelo Dr. Bruno Araújo, médico interno de psiquiatria no Hospital de Aveiro, que trouxe aos nossos alunos uma comunicação de elevado rigor científico, mas adaptada de forma próxima e acessível aos interesses dos jovens.
Durante a palestra, foram abordadas as patologias e problemáticas mais comuns nesta fase da vida, tais como: Ansiedade e Depressão; Distúrbios alimentares; PHDA (Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção); Consumo de substâncias psicoativas e Psicoses.
Foi um momento de aprendizagem fundamental para desmistificar tabus e promover o bem-estar emocional. É de realçar o excelente comportamento e civismo demonstrado pelos alunos, que acompanharam a sessão com grande interesse e respeito pela temática.
A escola agradece a disponibilidade do Dr. Bruno Araújo e reforça o compromisso de continuar a promover iniciativas que preparem os nossos jovens para os desafios do futuro.
No passado dia 21 de abril, as turmas do 7.º ano, incluindo os alunos da sala estruturada, trocaram as salas de aula pelas paisagens e relíquias de Condeixa-a-Nova, numa Visita de Estudo interdisciplinar, que uniu através de um DAC, as disciplinas de Geografia, História e Ciências Naturais.
O itinerário foi rico e diversificado, marcado por um solarengo e muito agradável dia de primavera.
No Museu PO.RO.S, sob a orientação da guia e com atividades multimédia os alunos mergulharam na cultura romana de forma interativa. Nas Ruínas de Conímbriga através de um peddypaper, organizados em grupo e de forma autónoma, os alunos recuaram séculos para compreender a herança romana através da observação direta dos mosaicos e da organização urbana de uma das maiores povoações romanas em Portugal.
Já o contacto com o património natural aconteceu nos Passadiços do Rio dos Mouros, onde o deslumbrante canhão fluviocársico serviu de cenário para uma aula de campo sobre geologia e biodiversidade. No percurso pedestre os alunos puderam observar de perto as formas de relevo esculpidas pela água e a biodiversidade local, consolidando de forma prática conceitos sobre a geologia do território, a dinâmica fluvial e dos ecossistemas.
A atividade foi uma excelente oportunidade para aprofundar conhecimentos de forma integrada e promover a curiosidade científica, mas o grande destaque do dia foi a vertente humana. A visita proporcionou momentos de convívio salutar, cooperação e socialização, reforçando os laços entre todos os alunos. A participação ativa da sala estruturada sublinhou o compromisso da nossa escola com uma educação inclusiva e enriquecedora para cada estudante.
Resta-nos dar os parabéns aos participantes pelo bom comportamento demonstrado.
Foi, sem dúvida, um dia em que a escola se fez no terreno, com muita curiosidade e espírito de grupo!
 
Nos dias 22, 23 e 24 de abril, os nossos alunos tiveram a oportunidade de participar na atividade Creactivity, no Jardim de Mira.
Num espaço diferente e inspirador, dentro de um autocarro adaptado, os alunos foram desafiados a experimentar, criar e dar vida às suas ideias, trabalhando de forma colaborativa e explorando a ciência, a tecnologia e a criatividade de forma prática.
Entre desafios, tentativas e descobertas, viveram momentos de verdadeiro entusiasmo, onde aprender ganhou um novo significado.
Uma experiência que marca e que contribui para formar alunos mais criativos, autónomos e preparados para o futuro.
Hoje, foi a vez da EB da Lentisqueira e da EB de Mira assinalarem o hastear da Bandeira Eco-Escolas, símbolo do trabalho contínuo na promoção da sustentabilidade e da educação ambiental.
Esta distinção reflete o empenho dos alunos, o envolvimento dos professores, dos assistentes operacionais e de toda a comunidade educativa em práticas mais conscientes e responsáveis.
Um momento vivido com entusiasmo, reforçando a importância da participação de todos na construção de uma escola e de um futuro mais sustentável.
 

Encontra-se aberto, até ao dia 28 de abril de 2026, o procedimento concursal para Contratação de Escola referente ao horário n.º 51 (25 horas), do Grupo de Recrutamento 110 – 1º ciclo do ensino básico, no Agrupamento de Escolas de Mira. Consulte o anexo - Aviso 19 - Grupo 110.

Anexos:
Fazer download deste ficheiro (Aviso 19-Grupo 110.pdf)Aviso 19-Grupo 110.pdf153 kB