Notícias

Search

              É com imenso orgulho e gratidão que celebramos o sucesso do concurso "Mesas da Liberdade". Foi uma verdadeira celebração do talento, da criatividade e do esforço de todas as turmas participantes. Cada mesa apresentada foi única e refletiu o compromisso extraordinário dos nossos alunos e dos seus professores/diretores de turma com o tema da liberdade, enriquecendo o evento com uma variedade de perspetivas e abordagens. É digno de nota que, nesta competição, todas as turmas demonstraram um compromisso admirável com o cumprimento das regras estabelecidas. A presença da liberdade foi visível em cada mesa apresentada. Das cores vibrantes às mensagens profundas, cada criação foi uma expressão única da liberdade de pensamento, de expressão e de criatividade da nossa comunidade educativa. Gostaríamos de estender os nossos especiais agradecimentos a todas as turmas participantes e a todos os seus Diretores de Turma que, aderiram prontamente à nossa proposta, aos jurados e a todos os envolvidos. A sua dedicação e compromisso com a educação e o com o desenvolvimento dos nossos alunos, tornaram possível esta experiência enriquecedora num dia memorável de comemoração dos 50 anos de Abril! Perante a excecionalidade da grande maioria das mesas a tarefa do júri, composto por um elemento da Direção, Professora Lurdes Mesquita, um elemento do grupo de História, Ernestina Tiago e o professor Marcelo Maçarico, decidiu atribuir um primeiro lugar e três menções honrosas. Assim, por unanimidade, é com grande satisfação que anunciamos que a turma vencedora do concurso "Mesas da Liberdade" é o 7ºC, orientada pela Diretora de Turma, professora Guida Alegrio, sendo as menções honrosas atribuídas, sem qualquer hierarquia, às turmas dos 8ºE, 9ºB e do 11ºIG2, orientadas respetivamente pelas Diretoras de Turma, professoras Célia Belo Silva, Cláudia Canoso e Sílvia Fernandes. A turma vencedora, 7ºC, demonstrou uma criatividade excecional ao elaborar uma mesa que não apenas reflete a liberdade de expressão, mas também a celebra na sua forma mais pura. Cada detalhe foi meticulosamente pensado e executado, de acordo com as regras do concurso, resultando numa apresentação excecional que cativou a comunidade escolar e os juízes do concurso. Além da criatividade, a originalidade da mesa apresentada pela turma vencedora foi verdadeiramente inspiradora. A turma e a sua Diretora de Turma foram além dos limites convencionais, explorando novas ideias e conceitos para transmitir uma mensagem poderosa sobre a importância da liberdade em todas as suas formas. Pela sua dedicação, criatividade e compromisso com a excelência, parabenizamos calorosamente a turma vencedora do concurso "Mesas da Liberdade" e a sua Diretora de Turma, a Professora Guida Alegrio. O trabalho apresentado é um testemunho inspirador do poder da expressão criativa e do impacto positivo que pode ter na comunidade educativa. Aos alunos e à Professora Guida Alegrio será atribuído um certificado de participação, juntamente com um prémio simbólico. Parabéns, mais uma vez! Obrigada a todos os Diretores de Turma e aos seus alunos! Viva a Liberdade!

Com a colaboração da Câmara Municipal de Mira e do Agrupamento de Escolas, a CPCJ de Mira desenvolveu várias atividades nos Jardins de Infância, Escolas do 1.º e 2.º Ciclos.
Com o Projeto Literacia do Ser, e a preciosa ajuda das professoras Cândida Siegle e Lídia Russelot, foram dinamizadas em todos os Jardins de Infância do Concelho a atividade “Cuida Bem de Mim”. Foi lida e dramatizada a história do livro: “Cuida Bem de Mim”, cuja autoria é de Maria Inês de Almeida e ilustrações de Manel Cruz. E foi cantada a música com o mesmo tema cuja letra é da autoria de Madalena Alberto,
ambas editadas pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens.
Ambos (livro e canção) surgiram para tentar encontrar um equilíbrio de como falar sobre a prevenção dos maus-tratos às crianças muito pequenas e que estas entendessem a mensagem. Não sendo um tema fácil de abordar, é cada vez mais importante incutir-lhes noções sobre os seus direitos e princípios que as ajudem a
identificar gestos e atitudes agressivas/negligentes dos adultos, mas também de outras crianças, que podem pôr em causa a sua autoestima, a capacidade de relação e, nalguns casos, comprometer um futuro saudável e feliz.
Sendo uma história e uma música, para lhes ser lida e cantada por pais e/ou cuidadores/educadores, poderá também ser um alerta para adultos que, muitas vezes até inadvertidamente, se dirigem às crianças sob formas que, claramente, configuram “maus-tratos.”
No 1.º e 2.º Ciclo, foram dinamizadas pelos Professores Titulares/Diretores de Turma, com a colaboração da Professora Susana Páscoa, abordagens ao tema de uma forma mais adaptada à sua faixa etária, nas aulas de ALE/Cidadania. Foram ainda convidadas as Creches, Centros Sociais e Paroquiais e IPSS´s do Concelho, para
dinamizarem uma atividade para todos os alunos destes ciclos, neste Encontro Intergeracional.
As IPSS’s e as escolas do Agrupamento construíram cata-ventos e criaram laços que foram colocados no Jardim do Visconde e nos gradeamentos das escolas, respetivamente. A Câmara Municipal esteve iluminada de azul, para sensibilizar a população para o tema.
A CPCJ de Mira, agradece a colaboração de todos os Professores do Agrupamento e de ALE, Assistentes Operacionais, Auxiliares, Técnicos da Câmara Municipal, Educadores, Técnicos das IPSS´s e Centros Sociais e Paroquiais e todo o apoio na logística para que tudo decorresse dentro do previsto).
Um grande OBRIGADA!
Dra. Adriana Sousa e Professora Susana Páscoa

O espetáculo 50 anos de ABRIL, com texto de José Fanha e interpretação de Diogo Carvalho, José Rebola e Pedro Ferreira, vem a Mira.
No decurso desta encenação, um ator e dois músicos celebram a História de Portugal, evocando a revolução de abril e muitas memórias de resistência, de guerra, de emigração, de luta pela liberdade e de esperança.
As duas sessões, a realizar no Atrium no dia 6 de maio, às 11h30 e 14h30, têm como público-alvo os alunos dos 5.º, 6.º, 7.º e 8.º anos e foram inteiramente financiadas com a verba recebida pelo Plano Nacional das Artes no âmbito da candidatura ao Plano de Recuperação de Aprendizagens.

Maria de Lurdes Domingues Mesquita, Subdiretora do Agrupamento de Escolas de Mira, torna público que, ao abrigo do Decreto-Lei nº 132/2012, de 27 de junho, na sua versão atual, aplicado em conjugação com o Decreto-Lei nº 32-A/2023, de 8 de maio, está aberta a partir de dia 29 de abril de 2024, e por um período de três dias úteis, na respetiva plataforma da DGAE, uma oferta de horário para contratação de Escola, de 14 horas, para o grupo de recrutamento 420, Geografia, neste Agrupamento. Este Horário dará origem a contrato a termo resolutivo, para substituição temporária de docente.

Para mais informações, consulte o aviso de abertura em anexo.

Anexos:
Fazer download deste ficheiro (Aviso_420_signed.pdf)Aviso_420_signed.pdf345 kB