Notícias

Search

 
Os alunos do Curso Profissional Técnico de Desporto dos 10.º, 11.º e 12.º anos tiveram uma experiência enriquecedora no Centro de Formação Desportiva do Paião.
Durante o dia, os estudantes participaram em várias formações práticas, aprofundando conhecimentos e competências fundamentais para a sua área de formação. O ambiente de aprendizagem foi marcado pelo dinamismo e pela interação, proporcionando momentos de crescimento pessoal e profissional.
Para encerrar o dia, o grupo fez uma caminhada à beira-mar, aproveitando o contato com a natureza e promovendo hábitos de vida saudáveis.
No passado sábado, o Pavilhão Municipal de Mira foi palco de um dia inesquecível, com três fantásticos espetáculos das Escolíadas Júnior. Este evento, que contou com a participação entusiasta dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Mira, foi uma verdadeira celebração de talento, criatividade e trabalho em equipa.
Os jovens artistas surpreenderam o público com atuações cheias de energia, envolvendo música, dança e teatro, que emocionaram e encantaram todos os presentes. Cada momento no palco refletiu o esforço e a dedicação dos alunos, acompanhados de perto pelos seus professores e pelas famílias, que os apoiaram ao longo desta experiência artística.
O evento contou com a presença do diretor do Agrupamento de Escolas de Mira, Carlos Alves, da subdiretora, Lurdes Mesquita, e do executivo da Câmara Municipal, que demonstraram o seu apoio e entusiasmo ao longo de toda a iniciativa. Um agradecimento especial foi dirigido ao Município de Mira pelo apoio incondicional a este projeto, bem como à Associação Escolíadas, que tornou possível este dia.
“As Escolíadas Júnior são uma prova viva de que a educação vai muito além das salas de aula. Aqui, vemos o impacto do trabalho em equipa e do incentivo à criatividade, pilares fundamentais para o desenvolvimento dos nossos alunos”, destacou Carlos Alves, diretor do agrupamento.
Este dia ficará certamente na memória de todos como um exemplo do que é possível alcançar com dedicação e espírito de colaboração. As Escolíadas Júnior não foram apenas um espetáculo, mas também uma oportunidade para promover valores como a união, o respeito e a valorização do talento individual e coletivo.
Foi um dia de alegria e inspiração, que nos lembra a importância de integrar a arte e a cultura no percurso educativo dos nossos jovens. Parabéns a todos os participantes por este evento tão especial!
Duas mulheres, duas amigas, duas professoras de excelência, duas figuras incontornáveis ​​e auroras da Educação no concelho de Mira foram hoje evocadas, homenageadas e aplaudidas numa sessão solene realizada na Biblioteca da Escola Sec./3 Dr.ª Maria Cândida. Maria José Carvalho e Maria Isabel Carvalho, ou simplesmente o Zé e a Belinha, foram o mote para um momento de celebrações e reencontros.
Marcada por sorrisos e por lágrimas dos mais íntimos, tocados pela beleza do momento, a iniciativa conto com a presença da família das homenageadas, do Presidente da Câmara Municipal de Mira, do Vereador da Educação, do Diretor da AE Mira, do Presidente do Conselho Geral, de um representante da APEE Mira e, com a Biblioteca completamente preenchida com representantes de todas as turmas do 7.º ao 12.º Ano, com amigos e com colegas no ativo ou já aposentados, transcendeu o objetivo inicial, já de si precioso – lembrar e comemorar os dois colegas que deixamos recentemente. De facto, graças ao encontro de gerações ali reunidas, às vozes e às memórias emocionantes e emocionantes que se fizeram ouvir, à poesia e à música, aos reencontros e aos abraços, foi possível atingir um objetivo ainda maior, sensibilizando a todos, mas em particular os alunos, para a centralidade dos valores, da cidadania, da memória na construção de um futuro melhor.
Partindo de um gesto tão belo quanto inspirador e desafiante – a doação de um acervo bibliográfico significativo por parte da família das homenageadas – a homenagem a Zé e à Belinha abre portas, inspira, comove e, estamos certos, frutificará.
O Agrupamento agradece a colaboração de um alargado grupo de amigos que se uniu para tornar possível a iniciativa e, mais, para lhe dar um cunho que não desmerecesse o valor das homenageadas.
Hoje, os nossos alunos do Curso Profissional de Desporto tiveram um dia repleto de experiências enriquecedoras!
Visita à Faculdade de Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
Os alunos tiveram a oportunidade de:
• Conhecer as modernas instalações da faculdade
• Explorar a diversificada oferta curricular
• Descobrir as promissoras saídas profissionais na área do desporto
Para além disso, participaram em atividades desportivas, pondo em prática os conhecimentos adquiridos!
Visita à Decathlon
O percurso prosseguiu com uma visita guiada à loja Decathlon, onde os alunos:
• Exploraram as vastas instalações da loja desportiva
• Aprenderam sobre a importância dos diferentes cargos profissionais numa multinacional de desporto
Esta experiência proporcionou aos nossos alunos uma visão abrangente das diversas oportunidades no mundo do desporto, desde a formação académica até à aplicação prática no mercado de trabalho.

 No ano de 1992 a Organização das Nações Unidas (ONU) cria o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. A comemoração deste dia, a 3 de dezembro, tem como principal objetivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e à mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destas pessoas, para que se crie um mundo mais inclusivo e equitativo para todos, sem deixar ninguém para trás.

 Neste sentido, o dia foi assinalado na EB de Portomar, com atividades dinamizadas pela professora de Educação Especial Helena Menezes, com a colaboração dos professores titulares Augusto Miranda e Ana Teresa Manco, para todos os alunos da escola.

Inicialmente procedeu-se a uma ação de sensibilização do “Dia Internacional da Pessoa com Deficiência”, no sentido de sensibilizar os alunos sobre a diversidade e as necessidades das pessoas com deficiência, promovendo a empatia e o respeito. A atividade foi realizada no exterior da escola, de forma interativa e divertida, com foco na inclusão. Foram criadas quatro estações, - “Desafio visual”; “Ouvidos atentos”; “Caminhando com desafios” e “Pensando diferente”. Os alunos foram divididos em grupos e fornecido a cada grupo um conjunto de materiais. Cada grupo “vivenciou” um tipo de deficiência, passando por estações diferentes de jogos que simulam as dificuldades que uma pessoa pode enfrentar no dia a dia. Em simultâneo, foram abordados conteúdos como orientação espacial, percursos, órgãos dos sentidos e interpretação de plantas, em articulação com as diferentes disciplinas. Seguidamente, os alunos decoraram um marcador de livros com frases sobre a diferença e a inclusão. Todos os objetivos previamente estabelecidos para esta Atividade foram alcançados e superaram claramente as expetativas, dada a envolvência e o entusiasmo que permitiu entre alunos e professores.