Notícias

Search

Caros membros da comunidade educativa,
Informamos que a situação causada pelo apagão elétrico foi resolvida, estando agora garantidas todas as condições para que as atividades letivas se realizem com normalidade amanhã, dia 29 de abril.
Agradecemos sinceramente o empenho, a paciência e a colaboração de todos ao longo deste dia tão atípico. Pedimos, ainda, a vossa compreensão para eventuais ajustes que possam ser necessários enquanto tudo retoma à sua plena normalidade.
No âmbito do Programa Eco-Escolas e do Clube de Ciência Viva, realizou-se a primeira ação dinamizada por Afonso Petronilho, mestrando da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
A formação, dirigida a professores do grupo 520, teve como tema a biologia floral e a ecologia da polinização. Os participantes exploraram a relação entre plantas e polinizadores, através de atividades práticas no laboratório e no campo.
O principal objetivo foi capacitar os docentes para trabalhar estes temas com os alunos, usando os recursos naturais que existem perto da escola.
Como resultado, será criado um levantamento dos recursos florais e polinizadores locais, bem como uma biblioteca de informação útil para futuras aulas e projetos.
Hoje, os alunos do Curso Técnico de Informática e Gestão do participaram numa visita de estudo que reforçou a sua formação académica e profissional.
A manhã foi dedicada à visita à Fábrica da Toyota Caetano, em Ovar, onde puderam conhecer de perto a realidade de uma unidade industrial. Durante a tarde, exploraram o centro histórico do Porto — Mercado do Bolhão, ruas típicas, Ponte D. Luís I — e terminaram na zona ribeirinha, numa imersão cultural enriquecedora.
Esta experiência foi fundamental para o desenvolvimento de competências técnicas, profissionais e pessoais, preparando os nossos alunos para os desafios futuros e para o sucesso no mercado de trabalho.

Na Escola Secundária/3 Dr.ª Maria Cândida, acreditamos que cada pequeno gesto conta — e é com esse espírito que damos mais um passo importante no nosso caminho enquanto Eco-Escola.

Agora, todas as salas de aula e espaços comuns da nossa escola têm ecopontos, para que todos — alunos, professores e funcionários — possam separar corretamente os resíduos e contribuir para um ambiente mais limpo e sustentável. 

Instalámos também um Ponto Electrão, onde podes deixar equipamentos eléctricos e electrónicos que já não usas. É uma forma simples, mas poderosa, de evitar que acabem no sítio errado e ajudar a reciclar de forma responsável. 

Sabemos que educar para a sustentabilidade é mais do que ensinar: é dar o exemplo. E juntos, como comunidade, estamos a fazer exatamente isso. 

Vamos continuar a fazer a diferença, um passo de cada vez!

 

Os alunos que se encontram a frequentar o 12.º ano e que tenham interesse em seguir o Ensino Superior na área do Desporto, que as inscrições para os Pré-Requisitos de Aptidão Funcional, Física e Desportiva já estão abertas, sendo que são obrigatórias para o acesso ao Ensino Superior na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, UC e noutras Instituições de Ensino Superior.
 
 
 
Datas das inscrições: até 23 de abril de 2025.
 
Data da realização das Provas de Aptidão Física e Desportiva: 29 e 30 de maio de 2025
 
Locais de realização das provas: Estádio Universitário de Coimbra e Piscinas Municipais Luís Lopes da Conceição em São Martinho do Bispo