Notícias

Search

Ontem foi dia de mergulhar na vida e na obra de um dos maiores nomes da literatura portuguesam Eça de Queiroz. Visitámos a Casa-Museu em Santa Cruz do Douro, onde descobrimos mais sobre o homem por detrás dos livros que continuam a marcar gerações.

O almoço foi na típica Casa do Lavrador, onde o ambiente e os sabores nos fizeram viajar no tempo.
E, como numa narrativa que se desenrola pelas paisagens do Douro, terminámos a nossa jornada com uma viagem de comboio até ao Pinhão, num cenário digno de postal.

Estas visitas são já uma tradição no nosso Agrupamento, promovendo o contacto direto com o património cultural e literário de Portugal. Aprender também é isto — sair da sala de aula e viver a história.

O Agrupamento de Escolas de Mira participou no encontro final da prática pedagógica, um momento de balanço e partilha com a Universidade de Aveiro.
Reforçámos também o nosso compromisso com o Protocolo de Cooperação, mantendo a vontade de continuar e a colaborar noutras áreas da educação.
Agradecemos às professoras Isabel Ribau e Isabel Loureiro pelo importante trabalho de orientação desenvolvido ao longo do ano.
O Agrupamento de Escolas de Mira realizou uma visita especial a Viana do Castelo e Baiona, dois locais cheios de história, beleza e encanto. Foi um dia marcado pelo convívio, pela boa disposição e por muitos momentos de partilha entre professores e funcionários.
Começámos por Viana do Castelo, com uma visita ao Santuário de Santa Luzia, onde desfrutámos de uma vista deslumbrante sobre a cidade e o oceano.
A meio do dia, fizemos uma pausa em Vila Nova de Cerveira, onde saboreámos um delicioso almoço em excelente companhia. Um momento de descanso, partilha e conversa que nos soube ainda melhor pela envolvência e pela boa disposição de todos.
Seguimos depois para Baiona, onde explorámos a imponente Fortaleza de Monterreal, passeámos pela orla e pela Praia da Ribeira, e subimos até ao Miradouro da Virgem da Rocha, com uma vista de cortar a respiração até à costa portuguesa. O bom tempo ajudou a tornar o dia ainda mais especial.
Mais do que uma simples viagem, foi uma experiência de convívio e aproximação que reforça os laços da nossa comunidade educativa.