Notícias

Search

Os cerca de 40 alunos das turmas do 3º e 4º anos da Escola Básica da Praia de Mira e da Lagoa receberam, no dia 24 de janeiro, a visita do Gaspar e da Inês, as mascotes do programa “Empreendedorismo, nas Escolas da Região de Coimbra”.

Além dos alunos, estiveram presentes a Direção do Agrupamento de Escolas de Mira, o Presidente do Município e os professores que estão a coordenar o projeto, ao nível do 1º Ciclo e do Agrupamento.

A dupla de mascotes “Gaspar e Inês” conquistou o coração dos alunos, que retribuíram com um cartaz e uma apresentação eletrónica com uma mensagem de Boas Vindas e a sua apresentação.

Os alunos mostraram grande entusiasmo à volta do projeto e vontade de começar esta “aventura” pelo mundo do empreendedorismo.
Neste dia, cada aluno recebeu o “kit do empreendedor” composto por um livro de atividades sobre os 19 municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e diverso material escolar.

Em todos os municípios existe a figura do “professor embaixador”, que é, o responsável pela coordenação do projeto a nível de cada Agrupamento, e que funciona, também, como elemento de ligação entre a CIM, a equipa de projeto e a Escola. Na área do Município de Mira, cabe ao Professor Carlos Alves desempenhar essa função. Os Professores Helder Jesus e Célia Sim Sim, são responsáveis pela orientação do projeto, ao nível do 1º Ciclo.

A “Aventura do Gaspar” é um projeto educativo que pretende proporcionar aos alunos do 1º Ciclo dos 19 Municípios da CIM, Região de Coimbra, o desenvolvimento de competências básicas, ao nível do empreendedorismo, adequadas à sua idade escolar.

Este projeto engloba 15 atividades que se desenvolvem em torno de uma história contada pelo personagem. Perfil empreendedor, criatividade, comunicação e alfabetização financeira são as temáticas/competências a desenvolver com os alunos.

No final do projeto, os alunos irão apresentar uma peça de teatro, sempre, associada ao empreendedorismo ou a certas características do território.

O projeto Sarah trading tem como objetivo a gestão e a reciclagem de têxteis usados.

A Escola Básica e o Jardim de Infância de Portomar juntaram-se a esta iniciativa e neste ano letivo de 2016/2017 já foram efetuadas as seguintes recolhas:

  • 21  de Setembro – 160kg
  • 10 de Outubro – 100kg
  • 03 de Novembro – 90 kg
  • 06 de Dezembro – 130kg
  • 23 de Dezembro – 50kg
  • 17 de Janeiro – 45kg

Na totalidade foram recolhidos 575kg. Parabéns a Portomar!!!!!

No âmbito do Projeto Eco - escolas e do Plano Anual de Atividades, o 1º ciclo da Escola Básica de Mira, promoveu um Concurso de Árvores de Natal elaboradas a partir da reutilização de materiais. Este ano letivo o grande tema que devemos trabalhar é o tema “Resíduos”. Neste sentido foi proposto aos alunos que reutilizando materiais construíssem com a ajuda dos seus familiares uma árvore de Natal de pequenas dimensões (+/-) 50cm.

Esta iniciativa revelou-se um êxito, atendendo ao número de participantes e à qualidade das árvores apresentadas.

Todas as árvores estiveram em exposição na Biblioteca Municipal até ao dia 8 de janeiro de 2017.

O Orçamento Participativo das Escolas é um processo estruturado em várias etapas que garante aos alunos a possibilidade de participarem ativamente no desenvolvimento de um projeto que contribua para a melhoria da sua escola, de acordo com as suas preferências, necessidades e vontades.

O Orçamento Participativo das Escolas destina‐se a alunos do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário que frequentam estabelecimentos de ensino público.

O Agrupamento de Escolas de Mira disponibiliza a informação e apoio necessários, de modo a que os alunos possam apresentar as suas propostas.

O clube de robótica do Agrupamento de Escolas de Mira, juntamente com o Projeto Kids Media Lab, visitou hoje o Jardim de Infância de Portomar.

O projeto "Kids Media Lab - Tecnologias e Aprendizagem de Programação em Idade Pré-escolar" é um projeto de investigação da Universidade do Minho que está a decorrer em cinco distritos do país. O Jardim de Portomar, representado pela Educadora Fernanda, encontra-se a trabalhar as tecnologias e a programação junto das crianças.  Este pretende conhecer aprofundadamente como é que as crianças aprendem, ou seja, como estruturam e desenvolvem o seu pensamento, na relação com as tecnologias e através da programação.

O clube de robótica apresentou a versão 2 do seu robô Batráquio, que ficará à disposição das crianças para trabalharem a programação e a robótica nos seus contextos educativos. Este robô foi desenvolvido pelos alunos do ensino profissional da Escola Secundária Dr.ª Maria Cândida - Mira, no ano letivo 2015/2016 no âmbito do projeto "Ciência na Escola", de modo a poder ser programado por crianças desde os três anos de idade, sem necessidade de um computador ou dispositivo móvel.

Consulte o vídeo promocional do Batráquio aqui: https://www.youtube.com/watch?v=GahJ21w7Oz4