Notícias

Search

A Escola Básica de Mira, a EB1 da Lentisqueira, a EB1 de Portomar e os Jardins de Infância de Mira e a Escola de segundo Ciclo de Mira, hastearam na passada segunda-feira as Bandeiras Eco-Escolas, relativo ao ano de 2020-2021, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Terra e do Dia Internacional Eco-Escolas. Este ano foi assim; o que era usual acontecer em novembro passou quase para o final do ano letivo. Mesmo assim tomaram-se as devidas precauções motivadas pela questão da atual pandemia, pois é imperioso continuarmos a prática das nossas atividades quotidianas

 
O hastear da bandeira verde em cada uma das escolas representa o trabalho de projeto que envolve alunos, professores e pessoal não docente das Escolas, a Câmara Municipal, as Juntas de Freguesia e os Encarregados de Educação. Inclui uma grande diversidade de atividades como a criação/manutenção de hortas biológicas, jardins, atividades de recolha de lixo e limpeza e criação/manutenção de compostores orgânicos nas escolas. Ainda inclui sessões de esclarecimento que dizem respeito à motivação para implementação dos 7 R's da sustentabilidade - Repensar, Recusar, Reduzir, Recuperar, Reutilizar, Reciclar e Reintegrar, realizadas em grande parte dos grupos turma. Nas diferentes disciplinas existe sempre o cuidado de trabalhar as diferentes atividades (natal, Carnaval, Páscoa, …) com materiais reciclados ou reutilizáveis.
O Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa) e que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
O Agrupamento de Escolas de Mira tem uma grande história neste projeto e juntamente com o Município e os outros parceiros continuará a caminhar para tornar a sociedade Mirense cada vez mais sensíveis à educação para a sustentabilidade e ambiente, o que implica cuidar das pessoas e do ambiente local e global.