Pelo terceiro ano consecutivo, os estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário vão poder decidir o que querem melhorar na sua escola. Para isso, precisam de ter uma ideia, reunir apoio e, claro, conseguir os votos dos colegas!
O Orçamento Participativo das Escolas (OPE) pretende dar voz aos estudantes e dar resposta às suas necessidades e interesses, promovendo o sentido de responsabilidade, bem como valores e práticas indispensáveis à vida democrática. Este processo envolve a comunidade escolar como um todo, já que o desenvolvimento da participação cívica é um desígnio central do nosso sistema educativo.
Trata-se de uma iniciativa que tem os diretores como aliados insubstituíveis para a concretização de todo o processo. Foi o empenho dos diretores que permitiu alcançar uma forte adesão nas duas edições anteriores, com uma participação acima dos 90% das escolas com 3.º ciclo do ensino básico e/ou ensino secundário e milhares de propostas apresentadas, em ambas as edições.
Através de uma verba adicional, o Ministério da Educação disponibiliza para o OPE um euro por cada aluno do 3.º ciclo e/ou do ensino secundário. No caso da Escola Sec/3 Drª Maria Cândida, o valor a atribuir será de 508 euros. A verba disponibilizada pode ser complementada por financiamentos suplementares, tal como consta no respetivo Despacho.
A apresentação de propostas deverá ocorrer até ao final do mês de fevereiro, nos Serviços Administrativos no modelo que se anexa.
A votação das propostas ocorrerá no dia 21 de março de 2019.
Os resultados serão divulgados até ao final de março e a medida será executada pela escola até ao final do presente ano civil.







