O Átrium Raul Almeida recebeu esta manhã, pelas 10h00, a sessão de abertura do ano letivo do Agrupamento de Escolas de Mira, reunindo todos os professores e educadores.Foi um momento marcado pelo espírito de união e de pertença de uma grande família educativa, composta por várias escolas, cada uma com a sua identidade própria, mas ligadas pelos mesmos valores e objetivos.
Na sua intervenção, o Diretor Carlos Alves sublinhou a importância de continuar a “fazer a diferença”, guiados por uma missão de qualidade, inclusiva e humanista. Recordou que a escola deve ser espaço de oportunidades para todos, educando cidadãos críticos, responsáveis, empreendedores e interventivos.
A bússola para este ano letivo volta a ser o Projeto Educativo 2023-2027, assente em pilares como a humanização, a inclusão e tolerância, a cidadania ativa, a inovação e a comunidade.
Entre os números que caracterizam o Agrupamento, destacam-se os 1351 alunos de 18 nacionalidades diferente, refletindo a diversidade e a riqueza cultural que tornam a escola mais viva e plural.
Para que possamos continuar a ser um Agrupamento de referência, uma escola que aprende, inova, acolhe e cuida — uma verdadeira Escola Feliz, feita por todos e para todos.
O desafio está lançado: educar e formar, com rigor e criatividade, preparando os alunos para aprender a aprender, enfrentar a incerteza e participar ativamente na construção de um mundo melhor.







