Duas mulheres, duas amigas, duas professoras de excelência, duas figuras incontornáveis e auroras da Educação no concelho de Mira foram hoje evocadas, homenageadas e aplaudidas numa sessão solene realizada na Biblioteca da Escola Sec./3 Dr.ª Maria Cândida. Maria José Carvalho e Maria Isabel Carvalho, ou simplesmente o Zé e a Belinha, foram o mote para um momento de celebrações e reencontros.
Marcada por sorrisos e por lágrimas dos mais íntimos, tocados pela beleza do momento, a iniciativa conto com a presença da família das homenageadas, do Presidente da Câmara Municipal de Mira, do Vereador da Educação, do Diretor da AE Mira, do Presidente do Conselho Geral, de um representante da APEE Mira e, com a Biblioteca completamente preenchida com representantes de todas as turmas do 7.º ao 12.º Ano, com amigos e com colegas no ativo ou já aposentados, transcendeu o objetivo inicial, já de si precioso – lembrar e comemorar os dois colegas que deixamos recentemente. De facto, graças ao encontro de gerações ali reunidas, às vozes e às memórias emocionantes e emocionantes que se fizeram ouvir, à poesia e à música, aos reencontros e aos abraços, foi possível atingir um objetivo ainda maior, sensibilizando a todos, mas em particular os alunos, para a centralidade dos valores, da cidadania, da memória na construção de um futuro melhor.
Partindo de um gesto tão belo quanto inspirador e desafiante – a doação de um acervo bibliográfico significativo por parte da família das homenageadas – a homenagem a Zé e à Belinha abre portas, inspira, comove e, estamos certos, frutificará.
O Agrupamento agradece a colaboração de um alargado grupo de amigos que se uniu para tornar possível a iniciativa e, mais, para lhe dar um cunho que não desmerecesse o valor das homenageadas.