No ano de 1992 a Organização das Nações Unidas (ONU) cria o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. A comemoração deste dia, a 3 de dezembro, tem como principal objetivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e à mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destas pessoas, para que se crie um mundo mais inclusivo e equitativo para todos, sem deixar ninguém para trás.
Neste sentido, o dia foi assinalado na EB de Portomar, com atividades dinamizadas pela professora de Educação Especial Helena Menezes, com a colaboração dos professores titulares Augusto Miranda e Ana Teresa Manco, para todos os alunos da escola.
Inicialmente procedeu-se a uma ação de sensibilização do “Dia Internacional da Pessoa com Deficiência”, no sentido de sensibilizar os alunos sobre a diversidade e as necessidades das pessoas com deficiência, promovendo a empatia e o respeito. A atividade foi realizada no exterior da escola, de forma interativa e divertida, com foco na inclusão. Foram criadas quatro estações, - “Desafio visual”; “Ouvidos atentos”; “Caminhando com desafios” e “Pensando diferente”. Os alunos foram divididos em grupos e fornecido a cada grupo um conjunto de materiais. Cada grupo “vivenciou” um tipo de deficiência, passando por estações diferentes de jogos que simulam as dificuldades que uma pessoa pode enfrentar no dia a dia. Em simultâneo, foram abordados conteúdos como orientação espacial, percursos, órgãos dos sentidos e interpretação de plantas, em articulação com as diferentes disciplinas. Seguidamente, os alunos decoraram um marcador de livros com frases sobre a diferença e a inclusão. Todos os objetivos previamente estabelecidos para esta Atividade foram alcançados e superaram claramente as expetativas, dada a envolvência e o entusiasmo que permitiu entre alunos e professores.