O Município de Mira, em colaboração com o Município de Condeixa, o Museu Nacional de Machado de Castro, a Museus e Monumentos de Portugal, E.P.E., e o Plano Nacional das Artes, têm a honra de convidar todos os interessados para a inauguração da exposição, a realizar-se no 𝗱𝗶𝗮 𝟭𝟱 𝗱𝗲 𝗻𝗼𝘃𝗲𝗺𝗯𝗿𝗼 𝗱𝗲 𝟮𝟬𝟮𝟰, 𝗮̀𝘀 𝟭𝟴𝗵𝟬𝟬, no Atrium Mira.
Dê-nos a honra da sua presença!
Breves notas sobre a exposição
A exposição “𝗣𝗔𝗥𝗘𝗗𝗘𝗦 𝗗𝗘 𝗔𝗕𝗥𝗜𝗟: 𝗱𝗮 𝗼𝗯𝗿𝗮 𝗮𝗼 𝗻𝗲𝗴𝗿𝗼 𝗮̀𝘀 𝗰𝗼𝗿𝗲𝘀 𝗱𝗮 𝗹𝗶𝗯𝗲𝗿𝗱𝗮𝗱𝗲” percorre a história de Portugal, desde o período do Estado Novo até à atualidade, através da obra de Manuel Filipe, um dos mais notáveis pintores neorrealistas portugueses.
Inicialmente apresentada em dois polos — no Museu PO.RO.S, em Condeixa-a-Nova, e no Museu Nacional de Machado de Castro, em Coimbra —, esta exposição ganhou vida própria ao transformar-se num programa de itinerância que reúne obras dos acervos de ambas as instituições. Com o objetivo de levar a obra do pintor condeixense a novos públicos e territórios, foram estabelecidas parcerias com municípios, escolas e agentes culturais locais, como museus e centros culturais.
Esta é uma oportunidade única para redescobrir Manuel Filipe, um artista que merece ser retirado do injusto esquecimento e cujas obras inspiram reflexão sobre a história e os ideais que o 25 de Abril nos legou.
Convite para inauguração de exposição
- Detalhes