Atividades PAA

Decorreu de 21 a 29 de novembro a comemoração da Convenção dos Direitos da Criança, tendo-se unido para o efeito a Autarquia, a Associação de Pais, a CPCJ (Comissão de proteção de crianças e jovens) e o Agrupamento de escolas de Mira. Promoveram-se atividades no âmbito do tema os quais abrangeram alunos do Pré-escolar e do 1º ciclo e a Associação de Solidariedade Social de Carapelhos e Corticeiro de Baixo. De entre essas atividades destacam-se: sessões do projeto Literacia do Ser (Ioga com as crianças, conto de uma história e dinâmicas  musicais) e um estendal com T-shirts com os Direitos da criança desenhados pelas mesmas. Ao todo participaram cerca de 500 crianças.

Contámos ainda, com a presença de encarregados de educação, da professora da música Catarina Costa e com o excelente empenho de todos os docentes envolvidos, a quem agradecemos.

As professoras Susana Páscoa e Cândida Siegle

E porque a violência contra as mulheres é real. E porque para a combater é preciso conhecer.

Os alunos do 12º C, de Línguas e Humanidades, acompanhados pela sua professora de História, Ana Paula Ferreira, participaram entusiasticamente na atividade dinamizada pela professora Rosário Figueiredo, no âmbito do Plano Nacional das Artes, tornando-se dignos representantes da luta contra a violência.

A atividade decorreu no Atrium e contou com a colaboração de Lúcia Martinho e Carlos Lourenço.

Calcorreados muitos lugares, ruas de calçada e com o coração cheio de aprendizagens e partilhas, o grupo de alunos e professoras do Agrupamento de Escolas de Mira regressou da segunda mobilidade, no âmbito do projeto Erasmus+ - “Introducing academic orientation, changing prejudices”, com os olhos cheios de mundo!
Em maio, o grupo vai retribuir toda a gentileza e o carinho com que foi acolhido, tanto em Crest, França (novembro de 2021), como agora em Osijek, Croácia, (março de 2022).
Queremos honrar o carácter hospitaleiro do povo português e proporcionar, de igual modo, aprendizagens/ experiências e contactos significativos, contribuindo para as memórias destes jovens - cidadãos do mundo.

Na terça-feira, dia 3 de março, o Dr. João Mendes, da Cáritas Diocesana de Coimbra, esteve na Biblioteca Escolar da ES/3 Dr.ªMaria Cândida a falar do projeto MIND – Migrações, Interligação e Desenvolvimento, a doze turmas do ensino secundário e profissional.

Em três sessões muito participadas, os alunos dos 10.ºA, 10.ºAI1, 10.ºIG1, 10.ºB1, 10.ºB2, 11.ºA, 11.ºAI1, 11.ºIG1, 11.ºB, 12.ºA, 12.ºB1 e 12.ºTD3 através de imagens, vídeos e de um quizz online foram sensibilizados para uma visão positiva das migrações, com base em valores de humanidade, dignidade e respeito.

No final, e como corolário destas palestras, todos puderam visitar a exposição patente na Biblioteca e levar consigo um roteiro, para não se globalizar a indiferença, tal como preconiza a encíclica Laudato Si, do Papa Francisco.

No dia 9 de janeiro a EB do Seixo foi à CERCIMIRA, ao Centro de Bem Estar Infantil e ao Centro Social Paroquial do Seixo cantar as Janeiras. A atividade correu muito bem, sendo de salientar o convívio intergeracional e o respeito pelas diferenças.