Notícias e Atividades
  • Oferta Formativa 2017/2018

  • Técnico de Informática de Gestão

  • Técnico de Desporto

25 de abril | 45 anos de liberdade, em tertúlia

No dia 24 de abril, pelas 20h30, na Biblioteca da ES/3 Dr.ª Maria Cândida, terá lugar uma tertúlia evocativa dos 45 anos do 25 de abril de 1974, em toada africana, pela mão de Olinda Beja e Luís D’Almeida.

A entrada no evento é livre e gratuita!

Contamos consigo!

 

Olinda Beja nasceu em Guadalupe, São Tomé e Príncipe. 

Ainda criança deixou as ilhas e passou a viver do outro lado do mar. Professora do Ensino Secundário em Portugal, de 1976 a 2005, e professora de Língua e Cultura Portuguesas e Lusófonas na Suiça, de 2005 a 2014, nunca esqueceu as suas raízes maternas, as suas histórias e as suas gentes, que a inspiraram a publicar cerca de uma vintena de livros.

Presentemente, divide o seu tempo entre a Beira Alta e Batepá, em São Tomé, onde vive numa casinha de madeira, herança materna.

 

Luís D’Almeida é o acompanhante musical de Olinda Beja.

A parceria com a narradora data de há muito, do tempo em que foi seu aluno.

A sua presença em palco traduz-se, por isso, num acompanhamento perfeito, cimentado na admiração, na cumplicidade e na amizade mútua.

Concurso Assistente Operacional (abril 2019)

Junto se afixa o aviso de abertura de Concurso para 3 postos para Assistente Operacional.

Mês de Prevenção dos Maus Tratos

No âmbito do Mês de Prevenção dos Maus Tratos – Abril 2019, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Mira, vai aderir a campanha Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância no âmbito do projeto "Onde mora o Amor?";

  • Campanha Laço Azul - Com o objetivo de sensibilizar e alertar a comunidade a cerca desta problemática, neste sentido, para esta atividade foram convidados a colaborar todas os Jardins de Infância, E.B. 1, 2, 3 ciclos, participando com uma flor por sala, Jardins de Infância e uma ou várias flores por turma E.B.1/ 2º / 3º ciclos). Estas flores deverão ser feitas de preferência de materiais reciclados não tendo que se esconder o material utilizado e a cor original. As dimensões caso seja uma flor única não deverá ultrapassar a dimensão 22 x 22 cm. A recolha das flores será feita pela  Prof. Célia Silva até ao final do 2º período. Estas flores vão ser utilizadas para construir um ou mais, Laços Azuis Gigantes, que iram ser exibidos durante o mês de Abril nos espaços exteriores das escolas.
  • 23 de abril de 2019, os Agentes da GNR/ Escola Segura vão realizar duas palestras (1º dia do 3º período). Estas palestras vão acontecer na Biblioteca da E.B.2 de Mira com todas as turmas do 5º ano de escolaridade com o seguinte horário:
    • Primeira sessão: 9.30 - 5ºA (EPA), 5ºC (E.M.), 5º E (HGP);
    • Segunda sessão: 12.35 - 5ºB ( Cid.), 5º D ( HGP).
  • 24 de abril de 2019, vai realizar-se um Workshop – “Como ser Feliz” – Ação de Curta Duração creditada pelo CFAE Beira Mar, para os docentes do Agrupamento de Escola de Mira. O formador é o Dr. Carlos Fernandes da Silva, Secretário da CPCJ de Mira. O Workshop vai realizar-se no Auditório do Edifício Mira Center / sede da CPCJ de Mira.
  • 29 de abril de 2019, o Agrupamento de Escolas de Mira vai receber a visita do Dr. Camilo de Oliveira, Inspetor da Polícia Judiciaria de Coimbra. Ele vem conversar com alunos do ensino secundário, sobre os problemas / riscos / perigos, na utilização das novas tecnologias, sobre o título "E se a escola formasse profissionais na Violência?", tema abrangente e atual. Esta atividade é uma parceria entre a CPCJ de Mira, Gabinete Trajetórias e  UCC do Centro de Saúde de Mira. Vão decorrer duas palestras no Auditório da Escola Secundária com duração de 45 minutos:
    • 10.35 ( 9ºA/E, 10ºA, 10ºB );
    • 12.35 ( 11º C /D, 12º A1, 12º B1,2 ).

"A violência destrói o que ela pretende defender: a dignidade da vida, a liberdade do ser humano." João Paulo II

Para mais informações, consulte os anexos.

Concursos no mês de abril

Encontra-se a decorrer, até ao dia 5 de abril, o prazo de receção de trabalhos do Concurso de  Ilustração (o tempo foi prorrogado uma semana) e, até ao dia 11 de abril, o dos concursos Literário Jovem e de Fotografia.

A participação ativa nestas três atividades, que reuniram patrocínios externos à escola que muito nos honram, com prémios aliciantes (Caixa de Crédito  Agrícola,  Interschool Portugal, Quitérios, Foto Zé Manel, Kalandraka Editora, Porto Editora,  jornal Voz de Mira,  Olmar, livraria Miradouro, Intermarché de Mira, Museu Etnográfico de Praia de Mira, Abrigo de Carinho - Associação Amigos dos Animais e Câmara Municipal de Mira), será o seu corolário.

Convida-se a Comunidade educativa a conhecer em detalhe os regulamentos dos concursos, que têm como temas os animais de estimação (Concurso de Ilustração), o "Mundo da Fantasia" (Concurso Literário Jovem) e a agricultura e os instrumentos agrícolas (Concurso de Fotografia), através dos respetivos folhetos aqui publicados, os quais podem ser levantados, em formato de papel, nas Bibliotecas Escolares!

Muito se agradece a vossa colaboração, essencial ao sucesso das atividades!

Dia Mundial da Consciencialização do Autismo 2019

O Dia Mundial da Consciencialização do Autismo comemora-se anualmente a 2 de abril. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), a 18 de dezembro de 2007.

Com o objetivo de informar a população e ajudar a ultrapassar preconceitos, são promovidas diversas atividades a nível mundial.

Várias autarquias de Portugal, nomeadamente, a Câmara Municipal de Mira, costumam aderir a esta iniciativa de consciencialização e iluminam um dos seus edifícios de azul, algo que é repetido pelo mundo inteiro.

No Agrupamento de Escolas de Mira este dia também será comemorado de diversas formas. 

Pede-se a todos os educadores/docentes titulares de turma e/ou diretores de turma que façam uma sensibilização aos alunos.

Veste uma camisola azul e entra neste mundo, pois…

"O Autismo é parte deste mundo, não um mundo à parte".

O nosso muito obrigado a todos!

Serviços


INOVAR+INOVAR+INOVAR PAA
SIGE3
Moodle
Webmail Institucional
EXAMES

Projetos e Parcerias


Kids Media Lab
Centro de Formação Desportiva
CFAE Beira Mar
Eco-Escolas
Kids Media Lab
malmequerbemmequer
Meninos a Programar

Coding Fest

Jornal Dunas