Hoje o AEM vestiu-se de cor e de alegria para celebrar a LIBERDADE!

Na sessão solene, que contou com a presença da comunidade educativa e de diversas entidades convidadas, entre as quais o Presidente da Câmara Municipal de Mira, a palavra de ordem foi Liberdade, não fosse essa a maior conquista de Abril. Todos os palestrantes destacaram a importância da Escola Pública como um local de igualdade, liberdade e esperança, salientado o papel  dos jovens na defesa dos valores democráticos.

A cerimónia contou com emotivos momentos musicais, proporcionados, de forma brilhante e muito emotiva, pelo trio musical composto por Sofia Pires, Joana Pires e Romeu Carvalho e pelo cantor André Ferreira. Para além de um meddley em torno da obra de Zeca Afonso, “Grândola Vila Morena” não podia faltar, encerrando magnificamente a sessão. Por outro lado, houve lugar a competentes momentos  de declamação de emblemáticos poemas sobre a Liberdade,  por alunos e aluna do agrupamento.

No final, simbolicamente distribuíram-se  cravos.

Foi sem dúvida uma abertura em grande!

Seguidamente, no Jardim do Visconde, os alunos do 2º. Ciclo abrilhantaram as comemorações com simbólicas cantigas da Liberdade, num excelente momento musical, “A Cantiga é uma arma”.

Seguiu-se uma manhã repleta de cor, alegria e de juventude, repartida pelo concurso “Mesas da Liberdade “ onde o mote foi criatividade! As mesas foram decoradas pelos alunos das diferentes turmas, do 2º. Ciclo ao Secundário, acompanhados pelos seus Diretores de Turma e o tema, como não podia deixar de ser, foi a Liberdade! O resultado foi impressionante! Todos estavam orgulhosos do seu trabalho, feito na partilha e na colaboração, tendo em conta o espírito de ABRIL. Parabéns a todos!

Na Escola Secundária, a manhã revestiu-se de alegria, de cor, de criatividade e de competência, manifestadas de múltiplas formas, como aconteceu com a atuação dos Ursos das Gaitas, banda composta por jovens ligados à Escola, que contagiou de energia e de alegria uma multidão de alunos que a envolvia a 360 graus. Incrível a forma como animaram o pátio da Escola com a sua música, contribuindo decisivamente para o momento ímpar que se viveu.

Por outro lado, em diversas salas, foram montadas diferentes exposições temáticas alusivas ao tema aglutinador, visitadas, de forma voluntária e organizada pelos docentes, discentes e assistentes operacionais e técnicos, conforme a sua disponibilidade. Entre estas, encontravam-se o Mural da Liberdade, a Sala da Tortura, a Sala da Guerra Colonial, a Sala dos Cartazes, a Sala do Cinema, a Sala da Liberdade, a Sala da Imprensa, a Sala da Música, a Sala da Poesia e o Estendal dos Direitos das Mulheres, na sala dos professores.

Embora todas tenham contribuído para o sucesso e plena consecução dos objetivos do projeto, merecem especial destaque aquelas em que os alunos se envolveram mais ativamente, assumindo a responsabilidade ao longo do dia, recebendo, contextualizando, explicando, mostrando e partilhando, até, os seus dons artísticos nas artes plásticas, nas artes visuais, no teatro, na música, na pintura, enfim. Sem nomear nomes, pois correr-se-ia o risco de esquecer algum interveniente, fica a gratidão da Escola e da Direção por todo o trabalho desenvolvido.

O empenho de todos os elementos da comunidade educativa foi evidente, merecendo, também, especial relevo os assistentes operacionais, pela extremosa colaboração na montagem e desmontagem das salas, e a Associação de Pais e Encarregados de Educação, que colaborou na decoração exterior, o que se traduziu numa memorável comemoração dos 50 anos do 25 de Abril. A todos sem exceção, muito obrigado!

Mais uma vez, a ESCOLA PÚBLICA desempenhou a sua missão!

Viva a Liberdade!

Viva o 25 de Abril!