No dia 3 de março, pelas 15h, Jorge Bacelar estará virtualmente em Mira!

Através do zoom, o grande fotógrafo e autor do álbum “Ruralidades” irá interagir com os presentes, falando da sua obra e do seu percurso singular.

Nesse enquadramento, convidam-se todos quantos desejarem assistir à sessão, docentes, alunos, técnicos do AEMira, encarregados de educação, a inscreverem-se em https://forms.gle/5Rs3MTaHUZriju4Z9.

O encontro, que se insere na dinamização da 5.ªedição de Fragmentos de Mira | Guardiões de Memórias, é uma iniciativa da Biblioteca Escolar, em colaboração com as Edições Centro Atlântico, o Clube do Palavreado, a coordenação da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e a professora Fátima Bica.

Até ao final da semana em que o autor nos visita, estará disponível para compra a obra “Ruralidades”, que poderá ser adquirida com 20% de desconto, mediante encomenda em https://forms.gle/BkopXdoAZUBTfRcdA 

Notas sobre o autor

Jorge Bacelar (António Jorge Feio Bacelar Vilar) é um nome bem conhecido da comunidade fotográfica internacional. As imagens que capta, com um equipamento fotográfico simples, tiram partido da luminosidade natural das casas e dos estábulos, sem qualquer artifício ou manipulação digital.

Veterinário de profissão, a ternura que transparece nos seus retratos advém da ligação que tem com os protagonistas das suas fotografias, os agricultores e os seus animais, com quem lida diariamente nas comunidades rurais da Murtosa.

A fotografia, como arte, entrou tarde na sua vida. Foi em 2013 que expôs pela primeira vez o seu trabalho, para não mais parar.

Desde então, os prémios internacionais começaram a acumular-se a um ritmo vertiginoso, como podem conferir aqui:

  • em 2014, venceu o concurso fotográfico da campanha “Juntos Contra a Fome!” uma iniciativa da Comunidade de Países de Língua Portuguesa(CPLP) e da Agência das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO);
  • em 2015, foi-lhe atribuído o prémio Nomination Award HPA 2015, no concurso HPA2015 9th Humanity Photo Awards, organizado pela UNESCO e CFPA, em Pequim;
  • em 2016, tornou-se campeão do mundo ao integrar a equipa portuguesa no World Photographic Cup, onde recebeu o prémio Photographic Cup Reportage Bronze Medal. Também em 2016, Jorge Bacelar recebeu os prémios Reportage Bronze Camera, Reportage Excellence Award eReportage Distinction Award, no concurso de Fotógrafo Europeu do Ano. Foi igualmente selecionado como finalista do prestigiado concurso Hamdan International Photography Award – HIPA 2016 (Happiness) e foi o vencedor europeu do concurso fotográfico internacional 2016 OIE Photo Competition, onde há apenas 5 vencedores, um por cada continente. Em outubro do mesmo ano, em Itália, recebeu a distinção Remarkable Award, no concurso internacional Siena International Photography Awards 2016.
  • em 2017, o seu portefólio ganhou o grande prémio do concurso “Transversalidades: Fotografia sem fronteiras”.
  • em fevereiro de 2021, foi sagrado vencedor do Travel Photographer of the Year 2020, um dos maiores concursos de fotografia de viagens do mundo, na categoria People’s Choice (voto do público) e consagrou o seu portefólio em 2.º lugar na secção People of the World, do mesmo concurso.