Um grupo de alunos do Agrupamento de Escolas de Mira, participa no Roboparty 2013, que está a decorrer em Guimarães, no Pavilhão da Universidade do Minho, de 14 a 16 de março e envolve várias escolas de todo o país.
O agrupamento participa com duas equipas, a Robotmir (José Miguel, Miguel Coimbra, Samuel Viegas) e a CPMultimédia (Hugo Gabriel, Jorge Trovisco, Samuel Manco) coordenada pelos professores Carlos Alves e David Oliveira respetivamente.
A Roboparty é um evento pedagógico que reúne equipas de 4 elementos, durante 3 dias e duas noites onde aprendem a construir robôs móveis autónomos, de uma forma simples, divertida e com acompanhamento de pessoas qualificadas. Inicialmente, é dada uma curta formação (para aprender a dar os primeiros passos em Eletrónica, programação de robôs, e construção mecânica), depois é entregue um KIT robótico desenvolvido pela empresa SAR - Soluções de Automação e Robótica e pela Universidade do Minho, para ser montado pelos participantes.
Este evento pretende abrir uma porta aos mais jovens por forma a aprenderem áreas de futuro e dar-lhes mais conhecimentos básicos de ciência e tecnologia.