A visão do Agrupamento de Escolas de Mira


“Ser reconhecido como uma escola de excelência, flexível e inclusiva, reconhecida pelas suas boas práticas e projetos de âmbito nacional e/ou internacional, onde processos concertados de melhoria e de inovação respondam às necessidades formativas do meio onde se insere. De visão humanista, que respeita os saberes e as capacidades dos alunos e os forma como Pessoas/ Cidadãos do mundo, numa perspetiva integradora do Saber, do Estar e do Ser”. Como missão “Promover o desenvolvimento global e harmonioso dos alunos, numa perspetiva de equidade e inclusão, através de percursos diferenciados adequados às suas necessidades e aos seus projetos de vida. Cultivar a criatividade, o espírito crítico, a atividade física e a consciência ambiental. Promover a educação humanística, científica, estética e física numa perspetiva de formação integral dos alunos, num mundo global e dinâmico, implementando parcerias com instituições locais, nacionais e internacionais. Implementar dinâmicas de partilha entre toda a comunidade educativa, responsabilizando-a e motivando-a para projetos comuns”

Saiba mais no Relatório do Operador



Equipa Responsável

  • Diretor: Fernando Rovira
  • Coordenador da Equipa: Carlos Alves
  • Representante Coordenação das Ofertas Formativas: Ana Gata
  • Representante do Concelho Geral: Anabela Mota
  • Representante da EAA: Pedro Martins
  • Representante Supervisão Pedagógica: Margarida Oliveira
  • Representante do Pessoal Não Docente: Isabel Pereira
  • Representante dos Stakeholders: Fernando Madeira
  • Representantes do Pessoal Docente: Carla Vidal e Vera Cuco
  • Representante dos Alunos: Gabriel Castelhano



Questões Frequentes

O EQAVET é um instrumento a adotar de forma voluntária, que permite planear, implementar, monitorizar, avaliar e melhorar a eficiência da oferta de EFP e a qualidade das práticas de gestão, implicando processos de monitorização regulares, envolvendo mecanismos de avaliação interna e externa, e relatórios de progresso, estabelecendo critérios de qualidade e descritores indicativos que sustentam a monitorização e a produção de relatórios por parte dos sistemas e dos operadores de EFP, e evidenciando a importância dos indicadores de qualidade que suportam a avaliação monitorização e garantia da qualidade dos sistemas e dos operadores de EFP.

Consulte o Quadro EQAVET na ANQEP

O Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para a Educação e Formação Profissionais (Quadro EQAVET), consagrado pela Recomendação de 18 de junho de 2009 do Parlamento Europeu e do Conselho de Ministros da União Europeia, foi concebido para melhorar o Ensino e Formação Profissional (EFP) no espaço europeu, colocando à disposição das autoridades e dos operadores ferramentas comuns para a gestão da qualidade, promovendo a confiança mútua, a mobilidade de trabalhadores e de formandos e a aprendizagem ao longo da vida.

Caso represente uma entidade que tenha interesse em associar-se, como parte interessada, ao Quadro EQAVET do Agrupamento de Escolas de Mira, por favor preencha o formulário de manifestação de interesse.

Formulário Stakeholder