O EQAVET é um instrumento a adotar de forma voluntária, que permite planear, implementar, monitorizar, avaliar e melhorar a eficiência da oferta de EFP e a qualidade das práticas de gestão, implicando processos de monitorização regulares, envolvendo mecanismos de avaliação interna e externa, e relatórios de progresso, estabelecendo critérios de qualidade e descritores indicativos que sustentam a monitorização e a produção de relatórios por parte dos sistemas e dos operadores de EFP, e evidenciando a importância dos indicadores de qualidade que suportam a avaliação monitorização e garantia da qualidade dos sistemas e dos operadores de EFP.
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Maria José Rosa Dias de Carvalho
Maria José Rosa Dias de Carvalho, Zé Carvalho, ou simplesmente “a Zé”, para os amigos.
Professora do Português e Francês, natural de Mira, iniciou a sua missão docente no dia 2 de outubro de 1972. Nesse tempo, por muito que pareça estranho às novas gerações, os mirenses tinham que se deslocar para Cantanhede se quisessem continuar os estudos, ficando obrigados a um conjunto de sacrifícios e trabalhos acrescidos para o conseguir: sair muito cedo, chegar muito tarde, viagens cansativas e demoradas…
Foi colocada pela primeira vez na escola de Mira, como professora agregada do 8.º Grupo B (Português/Francês), no início do ano letivo de 1975-76, passando, em 1977-78, a professora efetiva do quadro de escola, permanecendo no Agrupamento até 31 de janeiro de 2010.
Uma vida inteira, portanto, dedicada ao Agrupamento de Escolas de Mira, no qual se destacou pela sua verticalidade e frontalidade, pela forma como abraçava as causas que fazia suas.
Num tempo de mudança e de esperança, após o 25 de Abril de 1974, participou ativamente na construção e consecução de um sonho antigo - trazer o Ensino Secundário para Mira -, tendo integrado a equipa que liderou esse projeto e que tornou real o que antes não passava de um sonho. De algum modo, muito do que Mira conquistou no domínio da educação e da escola pública é subsidiário da ousadia e da capacidade de sonhar de alguns protagonistas, nos quais se inclui a Maria José.
Ao longo da sua carreira, entre outros, desempenhou os seguintes cargos, a todos se dedicando de corpo e alma: Presidente do Conselho Diretivo do Externato Liceal Dr.ª Maria Cândida, instituição que esteve na génese da atual Escola Secundária; Presidente do Conselho Administrativo (dois mandatos); Delegada da disciplina de Português; Elemento da Comissão Paritária, a partir de 1986-87, por decisão de vários Conselhos Diretivos; Orientadora de estágio da disciplina de Português (Ramo Educacional da FLUC), durante os seguintes anos: 1990-91; 1991-92; 1992-93; 1993-94.
Presença humanista e solidária, figura respeitada e admirada por gerações de alunos e de professores que foi marcando com a sua maneira de viver, de entender o mundo e de ensinar. Espalhou amizade e camaradagem, ensinou comprometimento e empenho, partilhou paixões e convicções, dando a cara por muitos projetos e valores em que acreditava. Ajudou a definir Escola como espaço de crítica, de reflexão e de mudança de mentalidades, no fundo, a Escola de hoje, a escola que se procura alcançar em cada dia.
Maria Isabel Rosa Dias de Carvalho
Maria Isabel Rosa Dias de Carvalho, mais conhecida como Isabelinha Carvalho, ou simplesmente “Belinha”, natural de Mira, professora de Inglês, iniciou funções em 9 de outubro de 1972.
Entre 1977 e 30 de novembro de 2005, desempenhou funções no AE Mira, dedicando toda a sua vida enquanto docente à nossa Escola.
Mulher de ação, dela se recorda a sua atitude proativa, a sua vontade de fazer acontecer, raramente se envolvendo em disputas ou debates, preferindo contribuir com denodo e competência para a resolução de problemas, assessorando, secretariando, sistematizando e coordenando.
Sem surpresa, atendendo ao que ficou dito, desempenhou, recorrentemente, funções de coordenação e de liderança na Escola, destacando-se no cargo de Coordenadora dos Diretores de Turma e Secretária permanente do Conselho Pedagógico enquanto dele fez parte, dando o que de melhor possuía: organização, método, capacidade de trabalho. Trabalhou igualmente no SASE da Escola e na reorganização e dinamização da Biblioteca Escolar, a partir de 1994-95.
Profundamente enraizado na memória coletiva da Escola está o calendário escolar que, décadas a fio, a Belinha criava e partilhava com os colegas, deixando sempre algo de muito seu e de muito profundo através dos poemas que selecionava e incluía naquele documento anualmente renovado.
De uma candura e delicadeza a toda a prova e detentora de uma notável capacidade de trabalho, a “Isabelinha” destacava-se igualmente pela sua humildade e sensibilidade, sendo unanimemente reconhecida como alguém sempre disponível para ajudar um colega, um vizinho, um amigo.
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Projetos:
- A ler+
- Escola a ler
- Concurso Nacional de Leitura
- Concurso Literário Jovem
A nossa presença online:
- Blogue: https://biblioteca-na-mira.blogspot.com/
- Facebook: https://www.facebook.com/BibliotecasMira
- Instagram: https://www.instagram.com/be_aemira
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A visão do Agrupamento de Escolas de Mira
“Ser reconhecido como uma escola de excelência, flexível e inclusiva, reconhecida pelas suas boas práticas e projetos de âmbito nacional e/ou internacional, onde processos concertados de melhoria e de inovação respondam às necessidades formativas do meio onde se insere. De visão humanista, que respeita os saberes e as capacidades dos alunos e os forma como Pessoas/ Cidadãos do mundo, numa perspetiva integradora do Saber, do Estar e do Ser”. Como missão “Promover o desenvolvimento global e harmonioso dos alunos, numa perspetiva de equidade e inclusão, através de percursos diferenciados adequados às suas necessidades e aos seus projetos de vida. Cultivar a criatividade, o espírito crítico, a atividade física e a consciência ambiental. Promover a educação humanística, científica, estética e física numa perspetiva de formação integral dos alunos, num mundo global e dinâmico, implementando parcerias com instituições locais, nacionais e internacionais. Implementar dinâmicas de partilha entre toda a comunidade educativa, responsabilizando-a e motivando-a para projetos comuns”
Equipa Responsável
- Diretor: Carlos Alves
- Coordenador da Equipa: Carlos Alves
- Representante Coordenação das Ofertas Formativas: Vera Cuco
- Representante do Conselho Geral: Helder Jesus
- Representante da EAA: Ana Luísa Gata
- Representante Supervisão Pedagógica: Lurdes Costa
- Representante do Pessoal Não Docente: Isabel Pereira
- Representante dos Stakeholders: Ricardo Costa
- Representantes do Pessoal Docente: Fátima Crisóstomo e Lucília Marrafa
- Representante dos Alunos: Diogo Santos
Questões Frequentes
O Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para a Educação e Formação Profissionais (Quadro EQAVET), consagrado pela Recomendação de 18 de junho de 2009 do Parlamento Europeu e do Conselho de Ministros da União Europeia, foi concebido para melhorar o Ensino e Formação Profissional (EFP) no espaço europeu, colocando à disposição das autoridades e dos operadores ferramentas comuns para a gestão da qualidade, promovendo a confiança mútua, a mobilidade de trabalhadores e de formandos e a aprendizagem ao longo da vida.
Caso represente uma entidade que tenha interesse em associar-se, como parte interessada, ao Quadro EQAVET do Agrupamento de Escolas de Mira, por favor preencha o formulário de manifestação de interesse.
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Formação Geral
- Português (10º, 11º e 12º anos)
- Língua Estrangeira I, II ou III - Espanhol, Francês ou Inglês (10º e 11º anos)
- Filosofia (10º e 11º anos)
- Educação Física (10º, 11º e 12º anos)
Formação Específica
Trienal obrigatória (10º, 11º e 12º anos)
- Matemática A
Bienais (10º e 11º anos) - O aluno escolhe duas disciplinas bienais - opções (a):
- Economia A
- Geografia A
Anuais (12º) - O aluno escolhe duas disciplinas anuais de 12º ano, sendo pelo menos uma obrigatoriamente do conjunto de opções (b):
- Economia C
- Sociologia
- Língua Estrangeira
- Química
Frequência Facultativa
- Educação Moral e Religiosa
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Formação Geral
- Português (10º, 11º e 12º anos)
- Língua Estrangeira I, II ou III - Espanhol, Francês ou Inglês (10º e 11º anos)
- Filosofia (10º e 11º anos)
- Educação Física (10º, 11º e 12º anos)
Formação Específica
Trienal obrigatória (10º, 11º e 12º anos)
- História A
Bienais (10º e 11º anos) - O aluno escolhe duas disciplinas bienais - opções (a):
- Geografia A
- Língua Estrangeira I, II, III
- Matemática Aplicada às Ciências Sociais
Anuais (12º) - O aluno escolhe duas disciplinas anuais de 12º ano, sendo pelo menos uma obrigatoriamente do conjunto de opções (b):
- Línguas Estrangeiras I, II ou III
- Psicologia B
- Sociologia
Frequência Facultativa
- Educação Moral e Religiosa